"O Multiculturalismo" de Patrick Savidan

Dimensões: 115 x 176 mm
Colecção: Saber
Editora: Europa-América

Sinopse: O multiculturalismo é uma premissa ancestral da história da Humanidade. Porém, ele é também o alvo central de muitas «guerras de culturas», de tensões sociais e de crises políticas, muitas vezes resultantes de uma percepção errada do contexto histórico-político e económico-social.
Ora, na actual sociedade, cada vez mais globalizada, em que cada nação é um «mosaico cultural», a questão do multiculturalismo é um fenómeno que merece a atenção e envolvimento de toda a comunidade e não só dos agentes políticos.
É neste contexto que esta obra se inscreve, ao procurar introduzir o leitor:
o nos meandros dos desafios das normas do multiculturalismo, dos seus problemas políticos e étnicos, das convicções, propósitos e aspirações;
o nos diferentes modelos de posições multiculturais;
o na temática central de reavaliação da importância e de responsabilização do papel do Estado democrático;
o nas questões de aplicação e de eficácia das políticas multiculturalistas.

Uma obra incontornável para o entendimento de uma sociedade cada vez mais multicultural.
Patrick Savidan é professor-adjunto na Universidade Paris VI, bem como presidente do Observatório Para as Desigualdades, director da revista de filosofia Raison publique e responsável pela colecção «Mondes Vécus» na editora Grasset. Publicou em co-autoria com Sylvie Mesure o Dictionnaire des Sciences Humaines (2006, PUF).