"As Mulheres de D. Manuel I" de María Pilar Queralt Del Hierro


Autor: María Pilar Queralt Del Hierro
P.V.P.: 23,00 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-626-247-1
Nº de Páginas: 330
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: Romance
Editora: Esfera dos Livros
Depois do sucesso dos livros Eu, Leonor Teles e Memórias da Rainha Santa a historiadora María Pilar Queralt del Hierro traz-nos a história de As Mulheres de D. Manuel I. Isabel, Maria e Leonor, as damas do rei. A autora vem a Lisboa nos dias 6 e 7 de Outubro explicar como três mulheres marcaram a vida do Rei Afortunado.

D. Manuel I governou sempre com a vontade de impulsionar e mostrar Lisboa como uma capital europeia, nesse sentido incentivou a construção do Mosteiro dos Jerónimos e apoiou Vasco da Gama nas suas expedições por mares e terras ainda por descobrir.

Numa altura em que assinalamos o Centenário da República parece-nos importante salientar o trabalho que foi feito por alguns monarcas portugueses.

Sinopse:
D. Manuel estava nervoso, aquela era a mulher que sempre amara. Que sempre desejara. Já a noiva sentia-se resignada, na verdade, depois de ter ficado viúva de D. Afonso, filho de D. João II e herdeiro do trono de Portugal, sonhara enveredar por uma vida religiosa, ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Mas quis o destino que os seus pais a entregassem a D. Manuel I, primo do seu falecido sogro.
Isabel de Aragão tornava-se a primeira das damas do novo soberano de Portugal, mas o casamento durou pouco mais de um ano e, para grande tristeza de D. Manuel, a sua doce mulher esvaiu-se em sangue aquando do nascimento do seu primeiro filho, D. Miguel.
Era preciso arranjar uma nova mulher. D. Maria de Aragão, sua cunhada com quem casou em 1500. Mas mais uma vez o fim seria trágico. D. Manuel voltava a cair numa profunda tristeza ao ver a sua amante, fiel companheira e conselheira dar o último suspiro em 1517.
Não era justo passar pelo mesmo sofrimento. D. Manuel ameaçou abdicar em nome do seu filho D. João, retirar-se para um mosteiro, mas para surpresa de muitos, ao olhar para o retrato de D. Leonor de Aragão, prometida do seu filho e herdeiro D. João III, o soberano enamorou-se de novo.

Sobre o autor:
María Pilar Queralt del Hierro é autora de Eu, Leonor Teles e Memórias da Rainha Santa, ambos publicados com grande sucesso pela Esfera dos Livros.
Nascida em Barcelona, editou em 1984 Balaguer, uma biografia do poeta e político catalão sobre o qual incidiu a sua tese de licenciatura. Este livro significou o início de uma carreira dedicada ao romance biográfico de personagens históricas. Em 1995, publicou o seu primeiro volume de relatos, Cita en azul, uma obra que a crítica espanhola qualificou de «obra-prima absolutamente recomendável».

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem