Opinião: "Em Território Pirata" de Michael Crichton

mais informação acerca do livro neste link

Opinião:
Tal como o nome indica esta é uma história baseada em piratas. Nenhum outro local, possui tal fama a ponto de se criar uma história sobre piratas e as suas aventuras como as Caraíbas. Destaca-se nesta história o brilhantismo que Michael colocou na mesma, com um brilhante início para nos fazer entrar no contexto social da época, datado de 1665, na Jamica, Port Royal.
Este livro e sem dúvida uma obra cheia de aventuras amorosas, com pormenores bastante realistas da vivência da época.
Quando pensamos em piratas chegamos à mesma conclusão do autor. Certamente pensamos que em 1665, a sociedade era totalmente fechada em tabus e seguindo à risca os ensinamentos religiosos, mas será que ao sabermos que um pirata é capaz de tudo... que podemos pensar dos hábitos da Colónia Inglesa e porto seguro dos Piratas?
É nesta história de piratas que o famoso Capitão Charles Hunter se destaca. Este é um pirata amigo, governador da Colónia, oferecendo em casa serviço seu, uma parte da sua pilha e em contrapartida o governador oferece-lhe porto seguro.
Como se sabe as Caraíbas foram colonizadas por Ingleses e Espanhóis. Como ambos os impérios marítimos eram amigos na Europa, mas rivais nas conquistas, o governador de Port Royal, amigo de piratas, que lhe forneciam fundos e protecção, em reverso de o governador permitir os piratas numa boa base de assalto sobre os outros navios, que por perto passavam, o governador, Sir James Almont, planeia assaltar o El Trinidad, onde se diz encontrar um grande tesouro espanhol. Mas para ser bem sucedido terá de atacar "Matanceros" (uma fortaleza no mar), comandada por "Cazalla" um homem de alta patente em Espanha.
A que recorre Sir James? Claro que ao bravo Capitão e Estratega Charles Hunter.
Mas será capaz Hunter e a sua tripulação, em menor número, tomar a missão que Sir James lhes confiou a "bom porto"?
Sem dúvida que este livro, além de mostrar a vida e hábitos da sociedade da época, com adultérios, mortes, invenções, rivalidades e crimes, é também uma verdadeira aventura, na qual podemos sonhar e divertirmos com a grandiosa escrita de Michael. O seu principal interesse nesta obra, além de muitos que o tema da mesma nos ofereça, é a forma fluída e a criatividade que o mesmo autor ofereceu esta obra. Penso que quem a comprar não se arrepende de o fazer, pois muito do que está escrito no livro, é novo e a forma de desenvolvimento da obra, torna-se numa forma viciante e divertida.

1. Aqui está um livro que me interessou bastante =P

Já li alguns sobre o "universo" dos piratas e gostei bastante.