"Nobreza de Espírito" de Rob Riemen

Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Editorial Bizâncio

Neste notável livro, Rob Riemen argumenta que a «nobreza de espírito» é a quinta-essência de um mundo civilizado. Sem nobreza de espírito, a cultura desvanece-se. Contudo, no início do século XXI, um tempo em que a dignidade humana e a liberdade estão em perigo, este conceito é raramente tido em conta. Riemen defende que, se esperamos avançar para além da «guerra ao terror» e criar uma cultura com uma mensagem de vida, temos de reflectir acerca de questões essenciais: o que é uma boa sociedade? Porquê a arte? Porquê a cultura? Qual é a responsabilidade dos intelectuais? Qual a razão do anti-americanismo? Porquê o culto da morte dos fundamentalistas?

Em três ensaios eloquentes, o autor identifica a nobreza de espírito na vida e na obra de Espinosa, de Goethe e de Thomas Mann; explora a demanda da boa sociedade na nossa época; e aborda a busca da verdade em que se empenharam figuras tão diversas como Sócrates e Leone Ginzburg, um intelectual judeu italiano assassinado por nazis. «As forças agora alinhadas contra os valores humanísticos são múltiplas», observa George Steiner no seu prefácio. Nesta obra extraordinária e provocadora, Riemen aborda essas forças e fala a todos os leitores que acreditam no poder das ideias clássicas para restaurar os valores mais importantes da civilização ocidental.

Ensaísta e filósofo, é fundador e director do Instituto Nexus, um centro internacional sedeado na Holanda dedicado à reflexão intelectual e à inspiração do debate cultural e filosófico ocidental.