"Quando a neve começa a derreter" de A. D. Miller

Colecção: -
Editora: Civilização Editora

Snowdrops de A.D. Miller finalista do Man Booker 2011

O romance de estreia de A. D. Miller, Quando a Neve Começa a Derreter (no original, Snowdrops), acaba de ser incluído, hoje, na lista dos seis finalistas do Man Booker Prize 2011. O vencedor será anunciado a 18 de Outubro. É ainda finalista do CWA Gold Dagger for the Best Crime Novel of the Year, cujo vencedor será anunciado a 7 de Outubro. É o primeiro livro de ficção do jornalista e antigo correspondente da Economist e retrata a decadência moral de um jovem inglês na Rússia corrupta e sem regras do pós-comunismo. A versão portuguesa, com a chancela da Civilização Editora, vai ser lançada em breve.

Quando a neve começa a derreter tem recebido críticas muito estimulantes por parte da crítica internacional. “Sólido, arrebatador... Um primeiro romance completamente fascinante”, assegura The Times. “O soberbo romance de estreia de Miller […] Escrita elegante e detalhe perfeito”, escreve The Observer, enquanto o Independent conclui: “Quando a neve começa a derreter invade todos os nossos sentidos com o seu poder e a sua poesia, e deixa-nos sem palavras e viciados”.
A escrita fluida e cintilante, bem como as descrições minuciosas e surpreendentes dos ambientes moscovitas, também não passam ao lado da crítica. “Maravilhosamente desenhado e refletido em vários subenredos inteligentes […] Miller é absolutamente extraordinário […] As estações russas, do sádico inverno ao verão opressivo, são evocadas com clareza cintilante”, descreve The Independent on Sunday. “Miller exibe brilhantemente Moscovo como a estrela impressionante e carismática do seu romance […] Perturbador e maravilhoso”, termina o Sunday Telegraph.

Quando a neve começa a derreter, de A. D. Miller, é um drama psicológico intensamente fascinante que se desenrola durante um inverno em Moscovo, quando os princípios morais de um jovem inglês são perturbados pelas oportunidades sedutoras reveladas por uma nova Rússia: uma terra de hedonismo e desespero, corrupção e bondade, dachas mágicas e clubes noturnos debochados. Um lugar onde os segredos – e os cadáveres – são revelados apenas quando a neve profunda começa a derreter. Quando a neve começa a derreter é uma arrepiante história de amor e decadência moral, da corrupção, por uma sociedade corrupta, de um jovem corrompível. É tensa, viva e com um poder tão irresistível para o leitor como o perigo moral que inicialmente encanta, e depois ameaça esmagar, o seu narrador.

D. Miller nasceu em Londres em 1974. Estudou literatura em Cambridge e em Princeton, onde começou a sua carreira jornalística, escrevendo relatos de viagem sobre a América. De regresso a Londres, trabalhou como produtor televisivo antes de se juntar à The Economist para escrever sobre política e cultura britânicas. Em 2004 tornou-se correspondente em Moscovo do The Economist, viajando por toda a Rússia e por outras regiões da antiga União Soviética.

Atualmente é o editor britânico do The Economist. Vive em Londres com a mulher, Emma, e a filha, Milly. O autor publicou, em 2006, o livro de não-ficção, The Earl of Petticoat Lane, “uma história pungente sobre o que era ser um imigrante judeu na Inglaterra do século XX”, escreveu na altura The Times.

Mais informações sobre o livro em: http://www.snowdropsthenovel.com/