[Dom Quixote] Manuel Alegre homenageado em Nápoles

O escritor Manuel Alegre será o convidado de honra, dias 24 e 25 de Novembro, em Nápoles, Itália, do lançamento do projecto "Visões & Paixões Napolitano-Portuguesas", uma iniciativa de uma rede de entidades culturais napolitanas, dinamizada pela Associação Cultural Kolibri e por Maria Luísa Cusati, tradutora da obra do poeta em Itália. O evento conta ainda com a colaboração da Academia de Belas Artes de Nápoles, da Universidade L'Orientale, da Associação Itália-Portugal, do Consulado de Portugal em Nápoles e da Editora Sinnos.

O projecto "Visões & Paixões Napolitano-Portuguesas" visa desenvolver um percurso cultural e didáctico, especialmente dirigido a jovens artistas da licenciatura em Ilustração da Academia de Belas Artes, através da ilustração de textos de Manuel Alegre pelos alunos, que depois participarão com os seus trabalhos num concurso, a realizar em Maio de 2012, findo o qual será escolhido, por um júri, o trabalho a publicar numa edição bilingue pela Editora Sinnos. Esta editora, recorde-se, publicou em 2010 o conto "Uma Estrela / Una Stella", em versão bilingue e com ilustrações de Katuscya DiMartino.

Durante os dois dias em que estará em Nápoles, Manuel Alegre, escolhido como convidado de honra na qualidade de poeta, político, combatente da liberdade e figura de referência da democracia portuguesa, terá dois momentos especiais:

- Quinta-feira, dia 24, às 17h00, na Aula Magna da Academia de Belas Artes de Nápoles, dialogará com os alunos, docentes e público da cidade de Nápoles, por ocasião da inauguração da exposição dos desenhos originais do livro "Uma Estrela / Una Stella", que estarão expostos até 11 de Dezembro na Biblioteca "Anna Caputi" da Academia de Belas Artes.

- Sexta-feira, dia 25, às 17h30, estará na sede da Reitoria da Oriental, no Palazzo Du Mesnil, para um encontro intitulado "Conhecer Manuel Alegre: o homem, o político, o poeta", dedicado ao seu percurso intelectual, humano e político. Nessa sessão irão intervir, além do homenageado, a lusitanista Maria Luisa Cusati e Iaia De Marco e o historiador Guido D'Agostino.

A iniciativa conta ainda com um espectáculo de teatro sobre Leonor da Fonseca Pimentel, uma mulher do século XVIII, portuguesa de origem, napolitana de adopção, que foi poetisa e escritora, uma das primeiras jornalistas mulheres na Europa, directora do Monitore Napolitano, heroína e mártir dos montins napolitanos de 1799. Um exemplo de vida que ainda hoje nos fala, com grande força, de liberdade e justiça, amor e dignidade. Uma vida de grande actualidade capaz de lutar até ao cadafalso contra a vulgaridade e o engano, a ignorância e a barbárie.