"A vida privada dos Bragança" de Ana Cristina Pereira e Joana Troni


Autor: Ana Cristina Pereira e Joana Troni
P.V.P.: 20,70 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-626-349-2
Nº de Páginas: 332 + 16 extratextos
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: História Divulgativa
Editora: Esfera dos Livros

Sobre a obra:
Como se realizavam as festas de casamento, batizados e procissões? Quais os divertimentos da corte e como se passavam os serões no Paço? Quem frequentava os bailes, as corridas de touros ou a ópera italiana? Para onde se deslocava a família real durante as férias de verão? Como eram organizados os bailes de máscaras no Carnaval? Quem vestia o rei e a rainha, quem os servia? Como brincavam os príncipes e as princesas? As historiadoras Ana Cristina Pereira e Joana Troni, autoras de Amantes dos Reis de Portugal e Amantes dos Reis de França, relatam-nos o quotidiano da corte dos Bragança. Da conquista do trono por D. João IV, em 1640, que inicia a quarta dinastia, até ao último rei de Portugal, D. Manuel II. Ao longo destas páginas encontramos a despedida de D. Catarina de Bragança de partida para Inglaterra para se tornar rainha, que mobilizou a cidade de Lisboa em animados festejos. A aclamação de D. João V que rompe com a austeridade dos anos anteriores e traz esplendor para a corte nacional, mas que fica marcada por um episódio conhecido como «boicote das damas». Conhecemos a vida familiar da rainha D. Maria II que gostava de passar o serão a bordar junto das crianças enquanto o seu marido D. Fernando organizava a sua coleção de gravuras. E a paixão pelo mar de D. Carlos que juntamente com a sua mulher D. Amélia tiveram de viver numa corte com custos controlados, em que as festas eram mais modestas.

Sobre autor:
Ana Cristina Pereira Nascida em Lisboa em 1981, é licenciada em História e Mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado ao estudo da História da Casa Real e Corte e à História das mulheres em Portugal nos séculos XVII e XVIII, participando em vários congressos nacionais e internacionais. Publicou em 2008, Princesas e Infantas de Portugal (1640-1736), com a chancela das Edições Colibri.

Joana Troni nasceu em Lisboa e é doutoranda da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou recentemente a sua tese de mestrado Catarina de Bragança (1638-1705), Lisboa, Colibri, 2008. Tem desenvolvido trabalhos no âmbito da História do poder e da Casa Real e tem participado em projectos e congressos nacionais e internacionais.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem