"O amor dentro do meu peito" de Maria de Jesus Moura, Ivone Patrão

22:49


P.V.P.: 13,95 € (aqui)
Data de Edição: 2012
ISBN: 9789896572716
Nº de Páginas: 200
Editora: Editorial Planeta

Um livro único em Portugal que dá voz a mulheres com cancro de mama e às suas famílias.

Sobre a obra:
Este livro não é um compêndio clínico, com linguagem técnica.
É o resultado da experiência profissional das autoras, duas reputadas especialistas em psico-oncologia, que propõem diversas estratégias para viver com o cancro de mama de maneira informada, apoiando-se em testemunhos reais de quem vive a doença e das suas famílias.

Ao mesmo tempo que a rainha Maria Teresa morre, Charlotte de Fontenac desaparece. Vista pela última vez a entrar atrás do soberano no seu gabinete, a jovem parecia perturbada. Depois, ninguém sabe dela. Um desaparecimento sem importância no meio das cerimónias fúnebres.

No entanto, algumas pessoas interrogam-se e, entre elas, madame de Montespan, cujo favor real vacila, mas que gosta muito de Charlotte. A dama decide alertar o tenente-general da Polícia, Nicolas de La Reynie. O que acabam por descobrir é apavorante e, quando a jovem reaparece de súbito, todos constatam que já não é a mesma.

Que se passou durante aqueles meses de ausência, que tanto afligiram os que lhe eram próximos, entre eles a sua prima Léonie e sobretudo Alban Delalande, o jovem que a ama com um amor sem esperança?

O prefácio é de Daniel Sampaio, conceituado professor catedrático de psiquiatria e saúde mental da Faculdade de Medicina de Lisboa, que recomenda a leitura atenta desta obra, por a considerar útil, com rigor científico e com informação pertinente:
«[...] Em primeiro lugar é importante para os doentes com cancro da mama e suas famílias, depois para os técnicos que se cruzam com esta patologia; por último, para todos aqueles que se interessam pela saúde e desenvolvimento e que têm preocupações com a arte e a ciência do cuidar. Quem ler este livro poderá encontrar pistas para uma nova forma de viver com cancro da mama: com realismo, sem desespero
e com esperança[...].»

Sobre autor:
Ivone Patrão
Doutorada em Psicologia Aplicada, especialização em Psicologia Oncológica.
Docente e investigadora no ISPA-IU e na Unidade de Investigação de Psicologia e Saúde.
Tem trabalhado nas áreas da saúde da mulher relacionadas com o cancro da mama e cancro do colo do útero, numa perspectiva sistémica, de prestação de cuidados à mulher e à família.
Actualmente é coordenadora da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e do Núcleo de Psicologia do Agrupamento Centros de Saúde de Lisboa V.


Maria de Jesus Moura
Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica. Especialista em Psico-Oncologia pela APPO, iniciou a sua prática com crianças com cancro e suas famílias.
Directora da Unidade de Psicologia do IPO de Lisboa desde 2003, aí promove as consultas a menores, filhos de doentes com cancro.
Membro fundador de associações de apoio a doentes com cancro e seus familiares (Acreditar, Associação Inês Botelho e Evita – Cancro Hereditário) e da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia.

Imprensa:
«Neste livro, quase um manual de autoajuda, senti que se permite a quem vive a situação pensar as coisas de outra forma, abrir outras perspectivas, sem ser lamechas, sem dar receitas do que é certo ou errado, sem gerar culpabilidade.»
Ana Maria Sancho, psicóloga e paciente

«O diagnóstico da doença pertence a uma pessoa, mas afecta um pequeno mundo, e esse pequeno mundo também precisa de ferramentas para se salvar, para lidar com pensamentos negativos, para andar para a frente.»
Ivone Patrão e M.ª Jesus Moura

«É acessível e dá uma visão optimista, sem exageros. Por vezes a ideia é quase redentora: de que após um diagnóstico há possibilidade de fazer upgrade e continuar a viver, sem ser necessariamente pior.»
Fátima Vaz, médica especialista em Oncologia no IPO de Lisboa

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook