"15 Portugueses Ilustres" de Paulo Marques

22:52


Compre por: 14,94 € (aqui)
Data de Edição: 2012
ISBN: 978-972-0-04405-1
Nº de Páginas: 304
Editora: Porto Editora

15 Portugueses Ilustres que temos de conhecer
Biografias indispensáveis para conhecer grandes figuras do século xx

Amália Rodrigues, Miguel Torga, Maria Lamas, Sidónio Pais, Fernanda de Castro, António Botto, D. Amélia de Orleães, Francisco Sá Carneiro, Maria de Lourdes Pintasilgo, Tomás Alcaide, Elina Guimarães, José Régio, Maria Matos, Irene Lisboa e Álvaro Cunhal são nomes de indiscutível importância para a História e Cultura portuguesas do século xx. Paulo Marques recolheu os dados e curiosidades acerca destas grandes personalidades e compilou-as em 15 biografias rigorosas e sintetizadas, para que nenhuma destas vidas caia no esquecimento. 15 Portugueses Ilustres, de Paulo Marques, chega às livrarias no dia 24 de maio.
Com este livro, o autor pretende possibilitar ao leitor um conhecimento mais aprofundado desses protagonistas da nossa Historia, cuja memória urgia resgatar, porque não há futuro sem presente, mas também não há presente sem passado… Entusiasmava‑me, igualmente, escrever sobre aqueles mais famosos de quem sabemos dois ou três lugares‑comuns e, na nossa elevada cátedra de tomarmos a parte pelo todo, julgamos saber tudo (em «Introdução»).

Sobre a obra:
Uma viagem ao longo de todo o século XX que aborda a vida de quinze grandes personalidades portuguesas e as suas importantes contribuições em áreas como a Literatura, a Educação, a Cultura, a Arte e a Política. De Maria de Lourdes Pintasilgo a Francisco Sá Carneiro e Álvaro Cunhal, de Miguel Torga a Irene Lisboa e António Botto, relembrando figuras aparentemente votadas ao esquecimento como Maria Lamas e Elina Guimarães, Paulo Marques dá a conhecer aspetos menos explorados do percurso destes homens e mulheres que, como dizia Camões, se vão da lei da morte libertando, pela enorme contribuição que tiveram na História do nosso país.

Ler Excerto

Sobre autor:
Paulo Marques nasceu no Lavradio em 1972. É professor de 1.° ciclo desde 1993, exercendo atualmente funções docentes no Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado, em Lisboa. É autor de dezasseis «Cadernos Biográficos de Personalidades Portuguesas do Século XX», editados pelo jornal Público em 2008.
Vem desenvolvendo há alguns anos uma investigação sobre a vida e a obra de alguns dos principais protagonistas da nossa História, investigação essa que deu origem ao presente livro.

Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook