"Bar Flaubert" de Alexis Stamatis

23:48


Compre por: 14,94 € (aqui)
Data de Edição: 2012
ISBN: 978-972-0-04517-1
Nº de Páginas: 280
Editora: Porto Editora

A mestria de Alexis Stamatis
Autor grego estreia-se em Portugal com Bar Flaubert

No dia 17 de maio, a Porto Editora publica Bar Flaubert, um dos mais reconhecidos romances de Alexis Stamatis, autor que tem marcado a literatura grega da atualidade e que, até agora, era desconhecido em Portugal.
O protagonista é um jornalista frustrado que procura o autor de um misterioso manuscrito, intitulado Bar Flaubert, numa demanda empolgante que o obrigará a viajar de Atenas a Barcelona, Florença e Berlim. Segundo Richard Zimler, «Bar Flaubert torna-se numa leitura de suspense de cortar a respiração e um mito contemporâneo de descoberta – da Europa, do poder da narrativa e, mais importante que tudo, da necessidade de cada um encontrar o seu próprio caminho».

Sobre a obra:
Yannis Loukas é um jornalista freelancer, filho de um prestigiado escritor, que aceita ajudar o pai a compilar uma autobiografia. Esquadrinhando o arquivo pessoal da família, Yannis descobre um misterioso manuscrito intitulado Bar Flaubert, cuja publicação o pai tinha recusado alguns anos antes. Ao lê-lo, a sensação de que alguém transpôs para o papel os seus sentimentos mais íntimos e secretos leva Yannis a querer encontrar o autor, um homem chamado Loukas Matthaiou. Mas quem é de facto esse homem e por que razão todos os que com ele se cruzaram parecem de alguma forma ter sido marcados pela sua personalidade carismática? Seguindo as pistas que Matthaiou foi deixando ao longo do seu livro, a vida de Yannis irá sofrer uma reviravolta imprevisível, numa demanda que cruza as fronteiras da ficção com a realidade.

Ler Excerto

Sobre autor:
Alexis Stamatis nasceu em Atenas em 1958. Poeta e romancista, é considerado uma das grandes vozes da literatura grega da atualidade e colabora com os principais jornais e revistas do seu país. Traduzido em sete países, Bar Flaubert foi adaptado ao cinema pelo realizador Vassilis Douvlis.

Imprensa:
Alexis Stamatis é um dos escritores mais talentosos da sua geração e um autor a descobrir.
Le Monde

Bar Flaubert é um romance multifacetado, único no panorama literário grego.
Vogue Magazine

Bar Flaubert não é apenas uma história entusiasmante, mas também um romance que nos faz refletir sobre o mundo moderno.
Nea Newspaper

Bar Flaubert conta-nos a história de um jovem jornalista freelancer grego chamado Yannis numa viagem de autoconhecimento, com uma abordagem fora do comum que será certamente do agrado dos fãs de thrillers: a sua busca de identidade é desencadeada pela descoberta de um romance inédito escrito em 1970 – uma arrebatadora história de amor – que de certo modo espelha os seus sentimentos mais íntimos. Yannis descobre o manuscrito – de autoria de um homem chamado Matthaiou – na cave da casa do pai, que contudo alega desconhecer o autor. O facto torna-se ainda mais perturbante quando o pai de Yannis dá a entender que fez uso da sua notoriedade no meio literário grego para impedir a publicação do dito romance. Porquê? Considerava o estilo anárquico do jovem escritor uma afronta ao cânone literário grego. Estranhamente também a mãe de Yannis reage com evidente inquietação ao nome de Matthaiou, recusando-se a falar do assunto.
A busca de Yannis pelo enigmático escritor leva-o de Atenas a Barcelona, Florença e Berlim. À medida que avança, Bar Flaubert torna-se numa leitura de suspense de cortar a respiração e um mito contemporâneo de descoberta – da Europa, do poder da narrativa e, mais importante que tudo, da necessidade de cada um encontrar o seu próprio caminho.
Richard Zimler

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook

Site Meter