"O Caminho da Esperança - Um apelo à mobilização cívica" de Edgar Morin, Stéphane Hessel

22:57


Compre por: 8,06 € (aqui)
Data de Edição: 2012
ISBN: 9789896572730
Nº de Páginas: 68
Editora: Editorial Planeta

Em Indignai-vos! e Empenhai-vos!, Hessel proclama a necessidade de dar um passo em frente, se queremos mudar o que não nos agrada na nossa vida social e política. Neste novo livro, decidiu conversar com o filósofo Edgar Morin para «denunciar os caminhos perversos de uma política cega que nos conduz ao desastre, e enunciar uma via política para a salvação pública; uma esperança nova»

Sobre a obra:
Hessel e Morin, de 94 e 90 anos respectivamente, não perderam a vivacidade do espírito de luta combativa na Resistência, e apregoam a uma só voz «uma política de desejar viver e do reviver que nos arranque de uma apatia e de uma resignação fatais».
Os dois nonagenários apelam a que se ultrapassem as barreiras ideologicas para se encontrarem soluções para a Europa saia da crise.
Através de propostas concretas ensinam como a criação de um governo mundial, a revitalização da solidariedade, a criação de Casas de Fraternidade, o desenvolvimento da economia plural, assim como a implementação da reforma laboral e democratização do ensino e, sempre que necessário, a procura do bemestar que tem grande importância para as pessoas.

Sobre autor:
Stéphane Hessel nasceu em Berlim em 1917, mas viveu sete anos em Paris. Em 1939, começou os seus estudos na faculdade, mas dois anos depois é mobilizado e mais tarde juntou-se à Resistência. Preso pela Gestapo em 1944, consegue fugir de uma morte anunciada em Buchenwald. Depois da guerra, tornou-se diplomata, começando a colaborar com as Nações Unidas. Em 1948, faz parte da equipa que elaborou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pioneiro da ONU, embaixador de França, ligado aos Negócios Estrangeiros e depois ao programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, Hessel encarna uma espécie de civismo mundial que o leva a empenhar-se alternadamente em prol dos direitos do homem, dos ilegais e dos sem-abrigo, da luta contra as desigualdades e até do conflito israelo-palestiniano.
É autor de Indignai-vos! e Empenhai-vos! (Planeta, 2011).

Edgar Morin (Paris, 1921) é um filósofo e sociólogo francês, autor da Teoria do Pensamento Complexo. Na sua juventude juntou-se à Resistência contra a invasão alemã. A maior parte da sua carreira foi no Centro Nacional de Investigação Científica de França. É autor de várias obras de referência.

Imprensa:
«Uma obra de dois veteranos, resistentes e “jovens” autores de êxito, que reafirmam o seu compromisso e apregoam a exigência da cidadania»
Le Figaro

«Hessel provoca um clique, Morin indica o caminho»
Télérama

«Esta é a história maravilhosa de “um velho homem de 94 anos”, como ele gosta de se apresentar. Stéphane Hessel, ex-embaixador, ex-deportado, ex-combatente da França livre, escritor e poeta, transformou-se num verdadeiro globetrotter»
Le Monde

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook

Site Meter