"A Violência Sobre Crianças" [Coordenação de Luís Larcher]

23:59


Compre por: 19,95 €
Data de Edição: 2012
ISBN: -
Nº de Páginas: 416
Editora: Arcádia

Livro reúne reflexões sobre a defesa dos direitos da criança

O lançamento do livro realizar-se-á esta sexta-feira, dia 1 de Junho, no Museu João de Deus, às 17h.

Sobre a obra:
Passados que estão mais de 50 anos sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança, ainda há uma grande distância entre o que deveria ser a defesa desses direitos e o que ela é. Todo o desenvolvimento civilizacional das últimas décadas não conseguiu que este debate saísse de um plano essencialmente político.

Perante esta realidade, a Escola Superior de Educação João de Deus, com a coordenação do Prof. Doutor Luís Miguel Larcher reuniu um conjunto de intervenções de magistrados, psicólogos, psiquiatras e professores, sobre os mecanismos de defesa dos direitos da criança, num volume a que chamou «A violência sobre crianças».

Segundo as Nações Unidas, 14% a 23% das crianças de todo o mundo já sofreram, no mínimo, um acontecimento traumático nas suas vidas. Só na década de 90 estima-se que tenham morrido mais de 2 milhões de crianças. E em Portugal continuam a avolumar-se as denúncias na comunicação social seja por abandono, bullying, maus tratos ou trabalho infantil.

A necessidade premente de desenvolver um pensamento denso e eficaz sobre as questões da violência sobre as crianças levou a que fossem convidados alguns dos melhores especialistas portugueses nesta matéria e que sobre ela tem produzido estudos e ensaios.

Esta obra reúne reflexões da Juíza Florbela Silva, Procurador Mello Breyner, Juiz Conselheiro Souto de Moura, Dr. José Godinho, Prof. Doutor Luís Larcher, Procuradora Olga Barata, Médica Rita Teixeira, Psicóloga Rita Jonet, Psicóloga do Instituto Medicina Legal Rute Agulhas e Dra. Sandra Oliveira, apresentadas no âmbito de uma pós-graduação sobre os direitos da criança.

A análise deste tema conta ainda com contributos de personalidades como o Juiz Conselheiro Armando Leandro, Juiz Conselheiro Laborinho Lúcio, Procuradora-Geral Adjunta Joana Marques Vidal, Procuradora Paula Garcia, Procuradora Helena Gonçalves, Procuradora Aurora Rodrigues, Psicólogo Prof. Doutor Eduardo Sá, Psiquiatra Prof. Doutor Luís Viegas Gamito, Jurista Pedro Berhan da Costa, Médica Isabel Henriques Cardoso, Professora Paula Branco, Educadora Mestre Emília Tomás, Psicóloga Margarida Barreiros, Jurista Francisco Morais de Barros, Psicóloga Marta Villarinho Pereira, Mestre Filomena Costa Pereira, Professor Paulo Viana e Mestre Isabel Matos.

Sobre autor:
-

Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook

Site Meter