"Os Fantasmas do Rovuma" de Ricardo Marques

14:12


Compre por: 12,51 € (aqui)
Data de Edição: 2012
ISBN: 9789895559619
Nº de Páginas: 256
Editora: Oficina do Livro

Durante a Grande Guerra, nas condições implacáveis do mato no Norte de Moçambique, milhares de soldados portugueses enfrentaram o inimigo alemão e desceram ao inferno. Escrito a partir de diários pessoais e documentos esquecidos, este é o relato de um pesadelo real vivido por homens sem esperança nem rumo nos confins de África. Uma aventura imperdível, feita de coragem e abnegação, que a História tentou apagar.

Sobre a obra:
Este livro conta-nos a história de uma guerra de quem ninguém falou.

Entre 1914 e 1918, Portugal enviou quatro expedições militares para a frente mais esquecida da Grande Guerra. No norte de Moçambique, junto às margens do Rovuma, milhares de homens viram-se condenados a marchas de centenas de quilómetros pela selva - sem comida nem água, sem sapatos, sem roupa, apenas com medo.

Os desastres sucederam-se. Os alemães eram mais rápidos, mais eficazes e conseguiam viver do que encontravam no mato. De ambos os lados, sempre esquecidos, centenas de milhares de africanos incógnitos roubados às suas aldeias e às suas vidas transportavam os mantimentos e as armas de uma guerra que nada lhes dizia. Esta é a história desta grande aventura contada pelos homens que a viveram.

Para Moçambique, foram enviados da metrópole 19 438 militares. A estes juntaram-se, ao lingo de 4 anos, portugueses que viviam na colónia e soldados indígenas. No total, a frente africana envolveu 39 201 combatentes.

Ler Excerto

Sobre autor:

Ricardo Marques nasceu em 1974. Jornalista do Expresso, trabalhou também no Correio da Manhã e na revista Sábado. É autor dos livros Moçambique, o Regresso dos Soldados e Assim Matam os Portugueses.

Vive em Peniche. É casado e tem duas filhas.

Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook

Site Meter