"Peito Grande, Ancas Largas" de Mo Yan

00:32


P.V.P.: 22,46 € (aqui)
Data de Edição: 2012
ISBN: 9789725685709
Nº de Páginas: 690
Editora: Ulisseia


«Se quiserem, podem ignorar todos os meus outros livros, mas é obrigatório que leiam Peito Grande, Ancas Largas. É um romance sobre a história, a guerra, a fome, a política, a religião, o amor e o sexo!» 
Mo Yan
Sobre a obra:
O presente romance, publicado na China em 1995, causou grande controvérsia. Algum conteúdo de teor sexual e o facto de não retratar uma versão da luta de classes consentânea com os cânones do Partido Comunista Chinês, obrigaram Mo Yan a escrever uma autocrítica ao seu próprio livro, e, mais tarde, a retirá-lo de circulação. Ainda assim, inúmeros exemplares continuam a circular clandestinamente.Num país onde os homens dominam, este é um romance épico sobre as mulheres. Sugerido no próprio título, o corpo feminino serve como imagem e metáfora ao livro. A protagonista nasce em 1900 e casa-se com 17 anos. Mãe de 9 filhos, apenas o mais novo, é rapaz. Jintong é inseguro e fraco, contrastando com as 8 irmãs, fortes e corajosas. Cada um dos 6 capítulos representa um período, desde o fim da dinastia Qing, passando pela invasão japonesa, à guerra civil, à revolução cultural e aos anos pós Mao.Um romance que percorre e retrata a China do último século através da vida de uma família em que os seres verdadeiramente fortes e corajosos são as mulheres.

Sobre autor:
Mo Yan, pseudónimo literário de Guan Moye, nasceu a 5 de Março de 1955 em Gaomi, na província de Shandong, China. O seu primeiro romance, Falling Rain On a Spring Night, data de 1981. Em Portugal foi publicado o livro Peito grande, ancas largas, editado pela Ulisseia em 2007.

O próprio diz-se influenciado por escritores como Gabriel Garcia Marquez, Kenzaburo Oe e William Faulkner.
Em 2012 foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura sendo classificado pelo comité do Nobel como um autor "cujo realismo alucinatório funde contos tradicionais, História e contemporaneidade".
Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook