A Morte Madrinha, Polegarzinho e Outros Contos de Morte e Redenção de Francisco Vaz da Silva

22:29

P.V.P.: 14,94 €
Data de Edição: 2013
Nº de Páginas: 216
Editora: Temas e Debates

Sobre a obra:
Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual.

Contos Maravilhosos Europeus propõe-se colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando conhecimentos especializados de um modo acessível a não especialistas. O presente volume aborda o tema da Morte enganada, assaz popular no universo dos contos maravilhosos. Neste ciclo de contos perpassa a ideia arcaica de que a fertilidade, a riqueza e a própria vida provêm do mundo dos mortos. Por outro lado, é axiomático neste ciclo que a Morte é um agente indispensável da ordem do mundo, isto porque não só dispensa saúde e riqueza como também ceifa as vidas, sem distinções de estatuto ou de fortuna.

Ler Excerto
Sobre autor:
Francisco Vaz da Silva é professor no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa. Faz parte do comité redatorial da revista especializada Marvels & Tales (EUA) e lecionou cursos sobre contos maravilhosos em várias latitudes, nomeadamente na Universidade da Califórnia em Berkeley, na Universidade da Islândia e no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. Os sete volumes de Contos Maravilhosos Europeus espelham trinta anos de trabalho e explorações neste domínio.
Imprensa:
«Em sete volumes, o antropólogo e professor universitário Francisco Vaz da Silva promete revelar as muitas variações dos Contos Maravilhosos Europeus, que desde tempos imemoriais continuam a fascinar miúdos e graúdos. Este especialista, que há mais de 30 anos vive mergulhado nas malhas da tradição oral, mostra-nos como podem estas histórias ser lidas na sala de estar e na sala de aula.»
Visão

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook