Breve História da Ciência de William Bynum

Data de Edição: 2013
Editora: Clube do Autor

A ciência é maravilhosa. Fala-nos do espaço sem fim, do ser vivo mais pequeno, do corpo humano e da história do nosso planeta. A ciência desde sempre procurou compreender o mundo e controlar o seu poder. Desde os filósofos gregos da antiguidade, passando por nomes bem conhecidos de todos até aos cientistas assistidos por computador dos nossos dias, os homens e as mulheres têm-se interrogado, examinado, experimentado, calculado e por vezes feito descobertas tão avassaladoras que, desde então, as pessoas encararam o mundo - ou a si próprias - de uma maneira totalmente diferente.
Este livro fascinante conta uma grande história de aventuras: a história da ciência. Leva os leitores até junto das estrelas através do telescópio, enquanto o Sol substituiu a Terra no centro do Universo. Sonda os abismos do planeta, cartografa a evolução da tabela periódica da química, apresenta a física que explica a eletricidade, a gravidade e a estrutura dos átomos. Reconta a demanda científica que revelou a molécula de ADN e abriu caminhos novos e inimagináveis à procura do saber.
Breve História da Ciência inclui histórias surpreendentes e pessoais de cientistas famosos e dos menos recordados e acompanha a evolução da ciência ao longo dos séculos. Com um estilo vivo e acessível, é um livro destinado a todos os que se interessam pelo mundo em que vivemos.
William F. Bynum é atualmente historiador freelancer nas áreas da medicina e da ciência. A sua carreira académica esteve ligada à University College London, onde é professor emérito de História da Medicina, e ao Wellcome Institute for the History of Medicine. É editor de ciência e sociedade da enciclopédia online da Wiley Blackwell, especializado na história da malária e no impacto das ideias evolucionárias na medicina. Colabora regularmente com várias publicações, designadamente as revistas Nature e The Lancet ou The Wall Street Journal.
Entre as suas obras anteriores destacam-se A Dictionary of the History of Science, Science and the Practice of Medicine in the 19th Century, The Oxford Dictionary of Scientific Quotations e Great Discoveries in Medicine.
«Um texto sobre ciência que se deixa ler muito bem, de aconselhar a todos. (…) Cada leitor encontrará certamente aqui as histórias e temas que mais lhe interessam. Ora, nunca houve época melhor que a atual para aprofundar tais interesses.»
António Coutinho e Thiago Carvalho in Prefácio (instituto Gulbenkian de Ciência)

«Escrita em forma de saga, através dos tempos e das civilizações, esta divulgação de uma cronologia de várias ciências lê-se como as fábulas. Oxalá estimule a curiosidade e o gosto pela ciência, a vontade de saber mais, o desejo de perceber e de defender a prática científica.»
Professor José Mariano Gago

«Um livro bem pensado e inspirador, que nos recorda a extraordinária jornada da ignorância ao conhecimento.»
BBC Focus

«Da Babilónia à Internet, Bynum abarca nesta obra as mais importantes ideias e descobertas científicas ao longo dos séculos. Um livro que nos ensina muitas coisas.»
New Scientist

«Uma introdução acessível e rigorosa ao mundo científico.»
Booklist