Poupe com Jamie de Jamie Oliver

Data de Edição: 2013
Editora: Porto Editora
Poupe com Jamie é o novo livro de Jamie Oliver
Compre bem, cozinhe melhor e desperdice menos com o chefe mais famoso do mundo

Ao longo dos últimos anos, Jamie Oliver tornou-se no chefe mais famoso do mundo. No início desse percurso, começou por bater-se publicamente por uma alimentação saudável nas escolas, mas agora defende também que se pode comer bem gastando bem menos. Poupe com Jamie, o seu novo livro, chega às livrarias a 1 de novembro e reflete esse pensamento: compre bem, cozinhe melhor e desperdice menos.
Esta segunda obra de Jamie Oliver publicada pela Porto Editora mantém a capa dura e o ambiente colorido de Refeições em 15 minutos (2012) e inclui 120 receitas deliciosas e económicas de pratos de carne, de peixe e vegetarianos, não esquecendo as sobremesas. Contém um capítulo sobre compras e dicas relativas à despensa ideal e ao congelamento dos alimentos, bem como informação nutricional de todos os pratos.
«Este livro é relevante para todos os modelos de família – quer seja um casal, uma família numerosa, uma residência de estudantes ou alguém que vive sozinho. Garanto que todos irão encontrar receitas e estratégias para usar diariamente. É uma festa de grandes e apetitosos sabores e a lista de pratos deliciosos encontra inspiração em países de todo o mundo.
Mas o mais importante é que cada receita é acessível, fidedigna e, sobretudo, supereconómica. Tive o cuidado de criar um livro fácil de usar, em seis capítulos bem definidos: vegetarianas, frango, vaca, porco, borrego e peixe. Nele encontra conselhos sobre a forma de se abastecer e garantir que a sua cozinha tem tudo o que precisa para cozinhar, bem como tirar o melhor partido dos ingredientes, fazê-los render mais e aproveitá-los bem. Trata-se também de o incentivar a comprar nas lojas do bairro e a comprar com bom senso nos supermercados, talhos, mercearias, peixarias e mercados. Estou aqui para lhe fornecer toda a informação útil possível.»
Jamie Oliver
Jamie Oliver começou a cozinhar no pub dos pais – The Criketers – em Clavering, no Essex, com apenas 8 anos.
Depois de terminar os estudos deu início a uma carreira como Chefe de cozinha que o levou ao River Café, onde foi descoberto por uma produtora de conteúdos televisivos e assim nasceu o Naked Chef.
Em 2001, Jamie abandonou o Naked Chef quando abriu o restaurante Fifteen, em Londres, que continua a dar formação a jovens desempregados. Alguns anos mais tarde, liderou um movimento para uma mudança na qualidade dos almoços escolares no Reino Unido e continua a defender a necessidade de uma educação alimentar melhor para todos. A sua obra social, a Fundação Jamie Oliver, trabalha para melhorar a vida e o bem-estar das pessoas através de um maior conhecimento dos alimentos e das técnicas de culinária. Simultaneamente, implementa um programa de formação no restaurante Fifteen, em Londres, e também nos seus restaurantes na Cornualha e em Amesterdão, e dá cursos práticos de cozinha nos centros do Jamie’s Ministry of Food, no Reino Unido e na Austrália, em parceria com a Fundação Good. Jamie criou também o Jamie’s Home Cooking Skills, um curso técnico para escolas secundárias, e está a lançar o seu Kitchen Garden Project, que leva às crianças do ensino básico a magia de aprenderem a cozinhar alimentos que elas próprias cultivaram. Nos EUA, a Fundação Jamie Oliver trabalha para promover uma melhor educação alimentar nas escolas, empresas e comunidades, e recorre a parcerias com vista a alargar o programa ao maior número de pessoas possível.
Entre os seus famosos restaurantes, estão o Barbecoa, o Union Jacks e o grupo de restaurantes Jamie’s Italian. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é popular em todo o mundo.
Jamie é colaborador regular da sua revista Jamie Magazine, e do seu canal do You Tube Jamie Oliver’s Food Tube, tem cinco aplicações mobile premiadas e já publicou catorze livros de cozinha que foram bestsellers, e tudo isto a par dos seus programas na televisão. O seu livro mais famoso, Jamie’s 30 Minute Meals, foi o livro de não-ficção que mais exemplares vendeu, num curto espaço de tempo, no Reino Unido desde sempre. Jamie vive em Londres e no Essex com Jools, a sua mulher, e os filhos de ambos, Poppy, Daisy, Petal e Buddy.
jamieoliver.com | youtube.com/jamieoliver