"Viver a Vida a Amar - O que a vida me ensinou" de Fátima Lopes | Manuscrito Editora

Data de Edição: 2015

«Este livro surge depois de uma "curva" menos boa da minha vida. Estive praticamente um mês em casa doente, primeiro com uma laringite aguda, depois uma faringite e finalmente com uma gripe muito forte. Foi a primeira vez que me vi obrigada a parar de trabalhar. Recolhida no silêncio da minha casa, tive tempo para pensar e refletir sobre mim própria, sobre a minha vida, o que me é verdadeiramente importante - como a família, os meus filhos - e o que me é absolutamente acessório. Foi neste tempo de silêncio forçado, que se tornou para mim claro, o que me faz verdadeiramente feliz e para onde quero conduzir a minha vida. Quando me questionei sobre qual seria a minha missão, percebi de forma inequívoca, que é levar esperança a quem não a tem, e despertar as pessoas para a urgência de vivermos o ser, e não o parecer.
Este mês não foi um desperdício de tempo em que baixei os braços e me queixei da minha pouca sorte. Antes pelo contrário. Foi este período e o silêncio a que me obrigou, que me mudou para sempre. Esta reflexão interior levou-me a regressar à escrita. Decidi escrever sobre a vida. Refletir sobre as áreas e temas que me parecem essenciais trabalhar, repensar as minhas certezas, perceber o impacto de algumas revelações, escrever sobre o que fui aprendendo com os milhares de testemunhos que tenho ouvido ao longo de 21 anos nos meus programas, questionar-me e, espero, questionar-vos a vocês, meus queridos leitores.
Este é um livro acerca de mim. Da Fátima. Eu sou o resultado de um caminho repleto de aprendizagens. A grande conclusão da minha vida que quero partilhar convosco é esta: a vida só pode ser vivida a amar e ser amado. Só assim é que faz sentido.»
Fátima Lopes é um dos rostos mais conhecidos dos portugueses. O seu trabalho de vários anos tem sido reconhecido regularmente através de prémios como «Prémio Profissional do Ano» atribuído pelo Rotary Club de Setúbal-Sado, em 2007, o «Troféu da Verdade», atribuído pela revista Eles & Elas, em 2007, ou o prémio «Melhor Apresentadora de Entretenimento», atribuído pela Casa da Imprensa, em 2004. Em 2006, Fátima Lopes publicou o seu primeiro romance Amar Depois de Amar-te que vendeu cerca de 100 mil exemplares em Portugal, tornando-se num dos bestsellers de 2006. Em 2007, foi também editado em Espanha com grande sucesso. Editou Um pequeno Grande Amor e A Viagem de Luz e Quim. Atualmente, podemos vê-la na TVI, todas as tardes, no programa A Tarde é sua um programa à medida da sua apresentadora. A sua estreia em televisão aconteceu em 1994, na SIC, com o programa Perdoa-me. Seguiram-se os programas All You Need is Love, Surprise Show, Fátima Lopes, SIC 10 Horas e Fátima. Apresentou os desfiles Moda Paris e Moda Roma, Portugal Fashion e a Gala dos Globos de Ouro 2003, 2004 e 2005. Licenciada em Comunicação Social, Fátima Lopes estreou-se como cronista no Diário Popular e na Rádio Minuto e escreveu guiões para filmes institucionais.