"A Vida Secreta das Árvores" de Peter Wohlleben | Pergaminho

16:00

P.V.P.: 14,94 € 
(à data da publicação deste post)
Data de Edição: 2016
Nº de Páginas: 256

Sobre a obra:
Peter Wohlleben, guarda-florestal de profissão e apresentador de um popular programa de televisão, desvenda A Vida Secreta das Árvores com este novo título da Editora Pergaminho. É já dia 17 de junho que este livro chega às mais diversas livrarias portuguesas.
Passear pelas florestas nunca mais será igual após a leitura deste livro. Peter Wohlleben faz revelações altamente surpreendentes sobre este mundo misterioso, que vai fazer repensar a forma como as pessoas se relacionam com a natureza.
Sabia que as árvores são seres sociais? E que têm uma linguagem através da qual se manifestam? ‘O ranger dos ramos ao vento ou o rumorejar de folhas são acontecimentos passivos, sem qualquer influência da parte da árvore. É porém de outra forma que elas se manifestam: através de odores.’ Mas há outras revelações igualmente admiráveis, tais como a ciência já falar de uma wood wide web graças à forma de comunicar pelo subsolo, através das raízes que interligam as árvores e florestas inteiras. Peter Wohlleben mostra que ‘as árvores comunicam portanto a um nível olfativo, ótico e eléctrico (através de uma espécie de células nervosas na ponta das raízes)’ e levanta a ponta do véu sobre recentes investigações que têm sido realizadas sobre os sons emitidos pelas árvores, nomeadamente o ténue crepitar das raízes a uma frequência de 220 hertz. ‘Sempre que estas eram expostas a um crepitar de 220 hertz, as suas pontas viravam-se nessa direção. Isto significa que a erva é capaz de captar esta frequência, e nada nos impede de usar até o termo «ouvir»’, diz o autor do livro.
Ao longo das 256 páginas de A Vida Secreta das Árvores, Peter Wohlleben vai fazendo revelações fascinantes, como algumas espécies serem capazes de amizade - exemplo das faias -, ou como as árvores progenitoras vivem juntamente com os seus filhos e educam as jovens árvores, entre muitas outras curiosidades.
A Vida Secreta das Árvores é um best-seller internacional, tendo vendido mais de 350 mil exemplares. Na Alemanha, por exemplo, esteve mais de 50 semanas no primeiro lugar da lista de bestsellers do Der Spiegel.

Acontecem coisas espantosas na floresta: árvores que comunicam entre si (enviando sinais elétricos através de uma rede subterrânea de fungos). Árvores que cuidam não só dos seus rebentos como também dos seus «vizinhos» doentes, velhos ou órfãos. Árvores que têm sensibilidade, sentimentos e memórias. Incrível? Mas é verdade! O silvicultor Peter Wohlleben conta histórias fascinantes sobre as espantosas e pouco conhecidas caraterísticas das árvores. Com base não só nas descobertas científicas mais recentes, como também na sua própria experiência de vida na floresta, partilha com o leitor todo um mundo até agora desconhecido.
Uma fascinante viagem pela vida secreta das florestas que é uma verdadeira inspiração ecológica e ao mesmo tempo nos leva a repensar a relação do homem com a natureza.
Sobre autor:
Peter Wohlleben é guarda-florestal, apresentador de um popular programa de televisão e autor de vários livros sobre silvicultura e ecologia.
Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook