Tinta da China | "Carnaval no Fogo - Crónica de uma cidade excitante demais" de Ruy Castro

P.V.P.: 17,01 € 
(à data da publicação deste post)
Nº de Páginas: 240

Sobre a obra:
Ruy Castro, uma dos grandes escritores brasileiros contemporâneos, não sendo carioca é cidadão benemérito do Rio de Janeiro. E Carnaval no Fogo é a cidade de Ruy Castro, com charme e humor, e a cidade da garota de Ipanema que enche o mundo de graça por acausa do amor. 
Da Baía da Guanabara, onde os índios tupinambá passavam a vida «a cantar e a dançar ao sol», ao bloco Vem Ni Mim Que Sou Facinha, que enche as ruas de música, passando pelos cardápios dos botequins, que se lêem como um poema de rabada com agrião e nhoque com bife rolé, eis, enfim, a «cidade maravilhosa», onde toda a gente se torna carioca de «chinelo de dedo», mesmo que venha de longe.

Cidade-mulher, ritmo do umbigo para baixo, alegria de viver e deboche do umbigo para cima, bronze pelo corpo todo. E Carnaval também, porque «o Rio tem uma forte tendência ao épico - e uma tendência mais forte ainda, graças a Deus, a que esse épico termine em samba».

Sobre autor:
Ruy Castro nasceu em Minas Gerais, no Brasil, em 1948. Jornalista, biógrafo e escritor, começou como repórter em 1967 no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, passou a dedicar-se em exclusivo aos livros. É autor de aclamadas biografias de Carmen Miranda (Carmen), de Garrincha (Estrela Solitária) e de Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico), bem como de livros de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, o Samba-canção, o bairro de Ipanema e o clube de futebol Flamengo. Como ficcionista, escreveu Era no Tempo do Rei (publicado em Portugal pela editora Asa), Bilac Vê Estrelas e O Pai Que Era Mãe. Autor multipremiado, os livros de Ruy Castro estão traduzidos e publicados em vários países: EUA, Inglaterra, Alemanha, Japão, Espanha, Itália, Polónia, Rússia e Turquia. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.

Imprensa:
-

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem