Elsinore | "O Simpatizante" de Viet Thanh Nguyen

11:45

P.V.P.: 20,96 € 
(à data da publicação deste post)
Nº de Páginas: 448

Vencedor do Pulitzer para Ficção 2016

Sobre a obra:
«Porém, no mês em que tem início esta confissão, a minha maneira de encarar o mundo ainda se assemelhava mais a uma virtude do que a um perigo, que é como certos perigos começam por se mostrar.»

Abril de 1975: Saigão está mergulhada no caos. Na sua villa, um general do exército do Vietname do Sul bebe whisky e, com a ajuda do seu capitão de confiança, elabora uma lista com os nomes daqueles que têm permissão para apanhar os últimos voos de saída do país. Começando uma nova vida em Los Angeles, o general e os seus compatriotas desconhecem que, entre eles, existe um espião que reporta as suas atividades às instâncias superiores de comando no Viet Cong.



O Simpatizante é a história desse espião, desse capitão: um homem criado por um pai francês ausente e por uma mãe vietnamita pobre, um homem que foi para a universidade nos EUA, e que regressou ao Vietname para lutar pela causa comunista.

Na melhor tradição dos romances de espionagem, encontra-se nestas páginas a exploração de uma vida entre dois mundos, entre a amizade e a crença política, a lealdade e a identidade, revelando a herança que a Guerra do Vietname deixou na literatura, no cinema e, também, nas guerras que ainda se combatem.


Sobre autor:
Viet Thanh Nguyen é professor de Estudos Americanos e Etnicidade e professor catedrático de Inglês na University of Southern California, nos EUA.

O seu romance O Simpatizante agora publicado em português ganhou o Prémio Pulitzer para Ficção, tendo sido agraciado com outros galardões como o Dayton Literary Peace Prize, o Edgar Award para Melhor Primeiro Romance, a Medalha Andrew Carnegie de Excelência na Ficção ou o Asian/Pacific American Literature Award from the Asian/Pacific American Librarian Association.

Imprensa:
«A capacidade de Nguyen ao retratar uma personalidade dividida aproxima-o de Conrad, Greene ou le Carré.»
New York Times Book Review

«O Simpatizante é inteligente, tem um ritmo furioso e é extraordinariamente divertido. A voz do narrador, o agente duplo, cáustica e de uma honestidade desarmante, fica marcada na nossa memória.»
Wall Street Journal

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook

Site Meter