Bertrand Editora | "Laëtitia - Ou o Fim dos Homens" de Ivan Jablonka

Prémio Literário Le Monde 2016

Um livro muito original, que encerra diversos registos e géneros: literatura, atualidade, investigação, história, sociologia e política. Escrito de uma maneira muito pessoal em certos momentos, sempre envolvente.

Sofremos com a história de Laëtitia, indignamo-nos com o funcionamento das instituições sociais e com a persistente violência das nossas sociedades (neste caso em particular, contra as mulheres) e paramos para pensar no significado desta vida num contexto mais amplo.

Laëtitia, raptada, violada e assassinada em 2011 em França, renasce a cada página deste livro, finalmente heroína da sua história.

O autor é sociólogo e interessou-se pela história de Laëtitia, tendo decidido escrever sobre a sua vida e morte.