Elsinore | "Vernon Subutex 2" de Virginie Despentes

Comprar na Bertrand

Sobre livro:
Autora finalista do Prémio Internacional Booker

Vernon Subutex, ex-proprietário arruinado de uma loja de discos, continua a viver nas ruas e da caridade de amigos e conhecidos desde a morte de Alex Bleach, seu protetor e rockstar tornada ícone das redes sociais. Febril e a alucinar, grande parte do tempo de Vernon é dispendida a vaguear por um parque da zona norte de Paris na companhia de Charles, bêbado persistente e semilouco, completamente alheio ao facto de existir um grupo de pessoas desesperadas por encontrá-lo — e, mais do que a ele, às famigeradas cassetes que guarda consigo, nas quais a derradeira e perturbada confissão de Bleach esconde segredos que, uma vez trazidos à luz, poderão ter consequências catastróficas.

Numa Paris repleta de falhados e manipuladores, enlouquecida pela ganância, pelo crescente ódio social e pelo extremismo político e religioso, o universo de Vernon Subutex 2 é, acima de tudo, o espelho implacável da sociedade europeia dos dias de hoje, num livro descrito pela crítica como «parte épico social, parte thriller punk rock».

Virginie Despentes é uma autora e realizadora francesa, além de reconhecida crítica cultural e feminista. Membro da Academia Francesa, a sua obra, provocadora e focada na sociedade urbana dos últimos trinta anos, tem sido galardoada com vários prémios.

De entre os seus livros, destacam-se Bye Bye Blondie, Teoria King Kong (Ed. Orfeu Negro, 2016) e Apocalypse Baby (Ed. Sextante, 2011), vencedor dos Prix Renaudot de 2010, e a trilogia Vernon Subutex, vencedora, em 2015, do Prix Anaïs Nin, Prix Landerneau e Prix La Coupole, e finalista do Prémio Man Booker Internacional.

«Raramente o leitor se entusiasmará assim com uma galáxia tal de personagens.»
Le Point