Objectiva | "O Evangelho das Enguias - O que o animal que fascinou Freud e Aristóteles nos ensina sobre a vida" de Patrik Svensson

15,93 €
COMPRAR NA WOOK
Comprar na Bertrand


Sobre livro:
Entrelaçando ciência, história e memória pessoal, esta é a história da enguia – uma criatura esquiva e sombria que permanece, ainda hoje, um dos maiores enigmas do mundo animal. Do mar de Sargaços, onde nascem e ao qual regressam para se reproduzir e morrer, às metamorfoses por que vão passando ao longo da sua existência, tudo no ciclo de vida da enguia parece ecoar a sensação de mistério e maravilhamento que não conseguimos afastar quando nos detemos nos comos e porquês da nossa própria vida.
Alternando a história das enguias com a sua própria história, o autor recorda os momentos de silêncio e cumplicidade partilhados com o pai, a pescar, que marcaram a sua juventude e que dão o mote a este mistério que, ao longo de milénios, intrigou e iludiu pensadores, cientistas e exploradores. De Aristóteles, que se dedicou ao estudo das origens e surpreendentes metamorfoses deste ser, a Freud, que se entregou obstinadamente ao estudo dos seus mecanismos reprodutivos, passando por Johannes Schmidt, o biólogo marinho que correu rios e mares perseguindo a migração das enguias até ao mar de Sargaços, esta é uma viagem fascinante de descoberta e de retorno às origens. 
Patrick Svensson, jornalista de formação e aficionado de criaturas marinhas das profundezas mais profundas, traz-nos uma narrativa onde religião, filosofia, ciência, literatura, psiquiatria, ambientalismo, política, cultura, economia e sexualidade convergem num livro único e de rara beleza sobre a maior herança que um pai pode deixar a um filho: a do assombro pela vida – a nossa e a das enguias.

Quanto, na verdade, se pode saber sobre uma enguia? Ou sobre uma pessoa? Essas questões, por vezes, mostraram-se estar relacionadas.

Sobre autor:
Patrik Svensson nasceu em 1972 na Suécia, onde vive com a família, na cidade de Malmö. Fascinado pela enguia desde muito jovem, Svensson, jornalista de artes e cultura no jornal Sydsvenskan, encontrou na escrita deste livro uma forma de homenagear o pai, de partilhar com o mundo a fascinante história de um dos animais mais enigmáticos do mundo e de «voltar a encontrar o caminho para casa». O evangelho das enguias é o seu primeiro livro.

Imprensa:
«Esta é um livro fascinante, tão difícil de classificar como de abandonar. Uma mescla entre ensaio filosófico, divulgação científica, história cultural e política e história de formação que usa diferentes iscos para apanhar o seu objecto de estudo…» 
Göteborgs-Posten

«Não se fala de outra coisa no mundo dos livros neste momento… Patrik Svensson conseguiu escrever um livro sobre uma criatura de que ninguém sabe praticamente nada… E é uma história genial!» 
Femina
Objectiva | "O Evangelho das Enguias - O que o animal que fascinou Freud e Aristóteles nos ensina sobre a vida" de Patrik Svensson Objectiva | "O Evangelho das Enguias - O que o animal que fascinou Freud e Aristóteles nos ensina sobre a vida" de Patrik Svensson Reviewed by Clube dos Livros on outubro 13, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.