"O Fim" de Salvatore Scibona | Dom Quixote - Clube dos Livros

"O Fim" de Salvatore Scibona | Dom Quixote




Sobre livro:
Um primeiro romance imperdível que aborda, com delicadeza e capacidade de introspeção, os grandes temas da vida.

15 de agosto de 1953. É dia de festa ruidosa e turbulenta em Elephant Park, um enclave de imigrantes italianos no norte do Ohio. Enquanto as festividades atingem um patamar frenético e trasbordam para as ruas, cinco membros da comunidade suportam o peso de um terrível segredo. 

O padeiro da vila recebe uma notícia dolorosa, o joalheiro curva-se abnegadamente sobre o seu trabalho, uma costureira de cortinas fala em voz baixa pelo fio torcido de um telefone, um adolescente perturbado procura a liberdade fora da crescente multidão da festa e uma abortadeira idosa e ressentida mantém sob apertada vigilância a comunidade sobre a qual sente que está a perder o domínio. 

Lentamente, à medida que estas personagens obstinadas e primorosamente desenhadas colidem entre si, torna-se evidente que, sepultada a grande profundidade nos seus corações, está a verdade há muito silenciada sobre o crime que assombrou o mundo de cada uma delas.

Criativo, explosivo, tendo em fundo as tensões raciais, espirituais e morais que deram origem à América moderna, O Fim assinala a brilhante estreia de Salvatore Scibona como uma voz nova e eletrizante na ficção americana.


Sobre autor:
Salvatore Scibona nasceu em 1975 em Cleveland, Ohio. É autor dos romances O Fim (2008) e The Volunteer (2019), de ensaios e de contos publicados em revistas literárias como a Threepenny Review, Best New American Voices 2004, The Pushcart Book of Short Stories: The Best Stories from a Quarter-Century of the Pushcart Prize, Harper's Bazaar e The New Yorker, entre outras. Foi distinguido com importantes prémios, incluindo o Guggenheim Fellowship, o Pushcart Prize, o O. Henry Award e o Whiting Award. Em 2010, foi escolhido pela The New Yorker como um dos 20 escritores mais promissores com menos de 40 anos. O Fim, o seu romance de estreia, foi finalista do National Book Award e vencedor do Young Lions Fiction Award da Biblioteca Pública de Nova Iorque.


Imprensa:
«Não é de admirar que Scibona, um italo-americano que trabalhou no livro durante uma década, tenha sido incluído pela New Yorker na sua lista – “20 under 40” – de jovens escritores a ter em conta.»
The Guardian

«Faz-nos pensar não só em Faulkner, mas também em T. S. Eliot, Virgina Woolf, Gertrude Stein e James Joyce.»
The Cleveland Plain Dealer


"O Fim" de Salvatore Scibona | Dom Quixote "O Fim" de Salvatore Scibona | Dom Quixote Reviewed by Clube dos Livros on agosto 27, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.