Planeta reforça aposta na literatura vocacionada para young adults


Em Portugal e no estrangeiro, tanto na Europa como nos EUA, são cada vez mais os livros a chegar às livrarias que têm como protagonistas vampiros, anjos, lobisomens e outras criaturas sobrenaturais e uma história de amor como pano de fundo. Aquilo que começou por ser um subgénero do Fantástico é actualmente uma área literária com cada vez maior expressão. E não são apenas os adolescentes e os jovens adultos a deixaram-se conquistar.

Desde Fevereiro de 2009 até agora, data em que chegou a Portugal, a Planeta já editou vários livros cujos temas vão do fantástico ao gótico passando pelo sobrenatural. L.J.Smith e Cassandra Clare são, entre outros, os autores com maior destaque.

Nascido dos romances góticos do século XIX, com raízes em contos góticos ou de suspense, como "Frankstein" de Mary Shelley, "Carmilla" de J. Sheridan Le Fanu, o novo romance sobrenatural engloba temas paranormais inesperados e dá a conhecer novos talentos. J.K.Rowling (com o inesquecível Harry Potter), Stephenie Meyer, L. J. Smith e Charlaine Harrys são alguns dos nomes já consagrados dentro deste género.

Longe parecem estar os tempos em que apenas os professores e alguns bibliotecários se interessavam por este tipo de literatura. Na verdade, são cada vez mais os adultos a iniciarem-se neste género literário, bastante mais livre, tanto no conteúdo como na forma. Enquanto os jovens se identificam com os protagonistas, nomeadamente no que diz respeito aos problemas que inquietam a juventude, os adultos encontram nestes livros um escape para “fugir” do mundo real e mergulhar num outro, pleno de fantasia. Em qualquer das situações, a literatura oferece sempre um refúgio seguro para acumular experiências.

Além disso, são livros bem escritos, com um ritmo narrativo furioso e personagens apaixonantes. Stephenie Meyer é disso exemplo: a saga Twiligth já vendeu mais de 85 milhões de exemplares no mundo inteiro desde que foi publicado o primeiro volume, em 2005.

Sejam impulsionadas por adaptações para o grande ecrã, pela conquista de importantes prémios literários ou mesmo pelo impacto do boca-a-boca, a verdade é que as vendas correspondentes a este novo género literário não param de crescer.

Escritos a pensar sobretudo na faixa etária dos 14-21 anos, são livros que misturam muitas vezes o real com o imaginário, a ficção e o terror com algum realismo mágico.

Da escritora norte-americana L.J.Smith, a Planeta tem publicada a colecção Crónicas Vampíricas com os títulos Despertar (4ª edição), Conflito (3ª edição), Fúria (2ª edição) e Reunião Sangrenta (2ª edição) e a série Mundo da Noite (com os livros O Vampiro Secreto, As Filhas das Trevas e A Escolhida), ambas com enorme sucesso junto dos leitores portugueses.

Tal êxito experimenta também Cassandra Clare com a série Caçadores de Sombras composta pelos títulos A Cidade dos Ossos, A Cidade das Cinzas e A Cidade de Vidro, todos bestsellers do New York Times. Presença assídua no TOP do New York Times, Cassandra Clare esteve mais de 25 semanas entre os 10 mais, só em 2009.

Ainda por publicar mas seguindo a mesma linha estão Desaparecidos, de Michael Grant, a quem Stephen King não pára de tecer elogios, Damon – O Regresso, de L.J.Smith, Bel: Amor para além da Morte, de Care Santos e Fallen, este último aposta da Planeta para a reentré.

Desaparecidos, nas livrarias ainda antes do Verão, é o primeiro volume de uma bem sucedida série juvenil, também bestseller do New York Times (o autor tem outra colecção dentro do mesmo género, sendo uma referência na young adult literature) sobre a vida (e a sobrevivência) num mundo sem adultos já que, num piscar de olhos, todas as pessoas com mais de 14 anos desapareceram e o mundo tal como o conhecemos deixa de existir.

No livro, sem que nada o fizesse prever, de repente, todos os adultos desaparecem. No mundo, só pré-adolescentes e adolescentes confusos e assustados. Não há médicos, professores, nem quaisquer outras figuras de autoridade. Os telefones deixaram de funcionar bem como a televisão e a internet. Não há como pedir ajuda. A fome intimida e a violência não tarda. Aos poucos, os próprios adolescentes vão ficando diferentes e desenvolvem capacidades sobrenaturais e poderes inimagináveis que lhes permitem sobreviver neste inusitado mundo. Eis o fantástico mundo novo de Desaparecidos, um universo que já conquistou milhões de leitores em todo o mundo.

www.cronicasvampiricas.pt
http://cassandraclare.com/cms/home

Planeta reforça aposta na literatura vocacionada para young adults Planeta reforça aposta na literatura vocacionada para young adults Reviewed by Clube dos Livros on maio 28, 2010 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.