"Corsários e Piratas Portugueses" de Alexandra Pelúcia

julho 13, 2010


Autor: Alexandra Pelúcia
P.V.P.: 19,80 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 9789896262396
Nº de Páginas: 216 + 8 extratextos
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: História
Editora: Esfera dos Livros

Sinopse: Sebastião Gonçalves Tibau, nascido em Santo António do Tojal, embarcado para a Índia na qualidade de soldado em 1605, desertou do serviço da Coroa tornando-se líder de uma república pirata. Sob o seu comando mais de 3 mil homens,uma imponente armada e numerosas peças de artilharia espalharam a violência e o terror nos mares de Bengala.
A historiadora Alexandra Pelúcia, baseada numa investigação histórica cuidada, conta-nos a história de Tibau e de outros corsários e piratas portugueses temidos por todos nos mares da Ásia.
Navios com velas desfraldadas sulcando as ondas do mar prontos para o combate, abordagens e assaltos violentos, vidas e acções entrecortadas por combates de artilharia e duelos de esgrima travados corpo a corpo, tudo em prol da disputa das fantásticas riquezas que circulavam por aquelas paragens. É este o cenário de Corsários e Piratas Portugueses que nos traz a história de homens como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque e de outras fi guras, descobridores de novas terras, conquistadores de praças ao serviço da Coroa cuja actividade corsária, ao serviço de El-Rei, é praticamente desconhecida.
  • Sobre Alexandra Pelúcia:
Nasceu em Lisboa, a 16 de Julho de 1972.
É doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais
e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde exerce funções como professora, desde o ano de 2001, nas áreas de História da Expansão Portuguesa e de História da Ásia. Tem integrado o corpo docente do programa de pós-graduação em História da América, Mundos Indígenas, ministrado na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha. É investigadora e membro da direcção do Centro de História de Além-Mar. Neste âmbito, colaborou em projectos

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook