"Nunca cases com uma mulher de pés grandes" de Mineke Schipper

Disponível a partir de 16 de Julho

Autor: Mineke Schipper
P.V.P.: 15,84 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2010
ISBN: 978-989-676-018-2
Dimensões: 150 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Sextante Editora, Lda

A 16 de Julho, a Sextante Editora publica Nunca cases com uma mulher de pés grandes, um estudo da holandesa Mineke Schipper que aborda o tratamento das mulheres nos provérbios de todo o mundo. O livro é acessível e insere-se no sempre actual tema da igualdade entre géneros.
Em www.womeninproverbsworldwide.com, sítio que a autora dedicou à pesquisa elaborada para esta obra, podem encontrar-se provérbios de mais de 150 países – incluindo portugueses – que serviram de base ao estudo.
O livro está publicado em vários países, mas a primeira edição da obra criada por esta professora da Universidade de Leiden, na Holanda, foi da britânica Yale University Press, que consagra a maior parte do trabalho a estudos académicos.
  • A obra
Em todas as culturas, as questões relativas ao sexo e ao género foram expressas em provérbios, uma das mais curtas formas literárias. Este livro apresenta um estudo surpreendente e divertido sobre as semelhanças (até mais do que diferenças!) entre milhares de provérbios sobre a mulher, a sua condição e as suas vivências, provenientes de centenas de línguas e mais de 150 países.
  • A autora
Mineke Schipper nasceu em 1938, na Holanda. Estudou Francês e Filosofia em Amesterdão e Teoria da Literatura e Literatura Comparada em Utrecht. Foi professora de Literatura Francesa e Africana no Congo e tornou-se, mais tarde, a primeira professora de Estudos Literários Interculturais na Holanda, primeiro em Amesterdão e, desde 1993, na Universidade de Leiden. É autora de livros académicos, ensaios e romances. Escreveu para revistas e jornais, tais como NRC-Handelsblad, Trouw, The London Times, El Mundo, Los Angeles Times. O seu trabalho centrou-se sempre na liberdade do escritor em todo o mundo, nomeadamente através do Writers-in-Prison Committee do PEN Internacional. Recebeu em 2005 pela sua obra Nunca cases com uma mulher de pés grandes o Prémio Eureka para melhor livro de não ficção. O livro, inicialmente editado em holandês e inglês, foi traduzido já para várias línguas, entre as quais chinês, castelhano, alemão e árabe.

www.minekeschipper.nl

• Críticas
Um livro fascinante e apaixonante.
Times Literary Supplement

A escrita de Schipper é leve, graciosa e dinâmica e a análise que faz daquilo que está por trás dos provérbios é fascinante.
Daily Telegraph

Ficam aqui alguns dos provérbios:
- Não há mulher sem encantos, nem poeta sem rum. Brasil
- A mulher é um anjo aos dez, uma santa aos quinze, um demónio aos quarenta e uma bruxa aos oitenta. Reino Unido
- Pode não ser submissa, mas lava a roupa. Indonésia
- Um bule pode servir cinco chávenas de chá. Mas onde já se viu uma chávena servir cinco bules? China
- O homem é sabedoria, a mulher afecto. Japão
- A mulher esperta faz do marido um avental. Reino Unido
- A mulher e a pistola mostram-se mas não se emprestam. Sérvia, Croácia
- Com dois camelos tens paz, com duas mulheres tens guerra. Mongólia
- Antes solteira honesta que aturar marido chato. Estónia
- A mulher e a sardinha quer-se pequenina. Argentina, Espanha, Brasil, Portugal