Opinião: "Orgulho e Preconceito e Zombies" de Jane Austen / Seth Grahame-Smith



mais informação acerca do livro neste link

Opinião:
Esta obra, é um descendente do clássico publicado em 1813, já adaptado a cinema várias vezes, apesar que agora sofreu uma nova alteração, em que o autor lhe introduziu zombies e reescreveu este clássico moderno. Este foi um dos clássicos mais aclamados de sempre e que tem resistido ao tempo e a décadas de vida. Este clássico teve várias adaptações aos ecrãs com início em 1938, sendo a mais recente foi no ano de 2005, contudo para “Orgulho e Preconceito e Zombies” fica cá a divulgação que sai em cinema em 2011, e conta com Natalie Portman no papel de Elizabeth Bennet.

Elizabeth a 2ª mais velha entre as irmãs, foi treinada em artes marciais na China para arrasar com a praga de zombies que assolam o seu país, Inglaterra. Seth Grahame-Smith apesar de acrescentar diálogos e texto na história conseguiu manter tudo o resto como a versão original, sem nada de novo, o que por vezes choca um pouco enquanto lemos, sendo que passamos da acção zombie para o clássico e seguimos a história clássica. As partes onde aparecem os zombies, até estão empolgantes mas com fácil resolução e exterminação destes.

Nesta obra, foram ainda inseridas algumas ilustrações dos acontecimentos, embora poucas, mas que nos ajudam e torna ainda mais interessante o que vamos lendo e ajuda a pensar naquilo que vai acontecendo através da figura. Foi uma adaptação arrojada, original e actual, da qual achei a ideia engraçada ao pegar num clássico e adaptar à moda dos dias de hoje, mas que poderia ter tido um resultado final bem melhor se este tivesse sido construído de raiz, com base no clássico original, e não pegar no original e inserir inovações.
Não é para todos, mas para os mais pacientes e que tenham curiosidade em ler e comparar entre o clássico e este. Contudo eu fico à espera do filme, que não levará mais de 1 ano a aparecer nos grandes ecrãs tal como referi acima para ver o resultado.

4 Comentários

  1. Tenho este livro cá em casa à espera para ser lido... Ainda não li o original (Orgulho e Preconceito), embora o queira ler imenso e ainda estou a decidir se leio primeiro o clássico ou esta adpatação... Já vi o filme, mas gosto sempre de ler os livros :P

    ResponderEliminar
  2. Pode ser casmurrice minha mas acho um atentado á literatura deturpar um clássico tão importante como este com zombies e outras criaturas que tais.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo. Eu que sou uma amante dos clássicos, tenho imensa pena (ou não), mas não consigo suportar a ideia de terem maculado assim um livro com o mérito e provas dadas que é o Orgulho e Preconceito!

    ResponderEliminar
  4. Não creio que você fez isso com o meu romance preferido....estou perplexa...Afirmo...isso se chama perversão...estou indignada..não há perdão para esse tipo de crime...

    ResponderEliminar
Postagem Anterior Próxima Postagem