"Romance de uma Consipração" de João Paulo Guerra


Autor: João Paulo Guerra
P.V.P.: 13,90 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-555-536-9
Nº de Páginas: 236
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Oficina do Livro

Portugal no centro de uma intriga internacional


Sobre a obra:
No dia 1 de Maio de 1964, com apenas 12 anos, Pedro assiste à morte do pai durante uma manifestação. Desse dia ficará uma mágoa imensa, a que se junta a carência do amor materno. Restam-lhe as memórias do afecto.
Anos depois, oficial da Armada, integra o grupo de militares que sonharam libertar Portugal da ditadura. Certo dia, uma ordem de operações coloca-o na pista de uma rede transnacional de conspiração e repressão que durante anos actuou a partir Lisboa.
Lisboa e a luz da cidade, Madrid e a grandeza da história, Luanda e a convulsão da guerra, são alguns dos cenários de Romance de uma Conspiração.
Baseada em factos reais, esta obra não contribui apenas para um maior conhecimento de um dos períodos mais ricos da História Contemporânea de Portugal como revela, também, uma estreia notável na ficção nacional: João Paulo Guerra.

Excerto
«Os telhados de Lisboa e o Tejo, ao fundo, banhavam-se na incomparável luz branca da cidade. Ali ao lado das instalações do Tribunal terminava a Rua da Verónica, onde Pedro frequentara o Liceu Gil Vicente, na sua Lisboa dos gatos, dos pregões das varinas e das guitarras. (…) Mas na memória do tenente Pedro Costa prevaleciam ainda as sombras daquela tarde de Maio de 1964, quando o pai caiu na Calçada da Glória, varado por balas disparadas por assassinos. E agora o depoimento do pide iluminara um pouco o cenário sombrio onde se moviam os assassinos.»

Sobre o autor:
João Paulo Guerra é jornalista. Iniciou a carreira no Serviço de Noticiários do antigo Rádio Clube Português, foi correspondente da Rádio Nacional de Angola, co-fundador da Telefonia de Lisboa e repórter e editor da TSF. Na imprensa, escreveu na «Mosca», do Diário de Lisboa, e na Memória do Elefante. Foi redactor de O Diário, colaborador permanente do Público e de O Jornal e ainda editor e redactor -principal do Diário Económico.
Actualmente assina no Diário Económico a «Coluna Vertebral» e edita a Revista de Imprensa na Antena 1.
Publicou, entre outras, as obras Memória das Guerras Coloniais, Savimbi – Vida e Morte, Diz que É Uma Espécie de Democracia e Descolonização Portuguesa – O Regresso das Caravelas. Romance de uma conspiração é a sua estreia na ficção.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem