"Álvaro Cunhal" de Adelino Cunha


Autor: Adelino Cunha
P.V.P.: 30,00 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-626-256-3
Nº de Páginas: 632 + 24 extratextos
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: Biografia
Editora: Esfera dos Livros

Sobre a obra:
Álvaro Cunhal era um pai dedicado. Os montes de neve retirados dos passeios durante os frios Invernos de Moscovo serviam para fazer a sua filha Ana, deslizar com um pequeno trenó. A alegria e o companheirismo ficavam registados em fotografias que ele próprio revelava em casa.
Estes e outros pormenores de um lado desconhecido do líder histórico do PCP são desvendados na primeira biografia de Álvaro Cunhal. Adelino Cunha traça um retrato completo do homem e do político. Da infância em Seia à entrada no PCP, do seu envolvimento na Guerra Civil de Espanha, às três detenções e à histórica fuga do Forte de Peniche, contada aqui pelos protagonistas que o acompanharam.
Numa pesquisa de mais de três anos, que levou o autor até Madrid, para falar com o histórico líder comunista espanhol Santiago Carrillo, e a Moscovo, onde reconstituiu o quotidiano de Álvaro Cunhal e recolheu documentos inéditos dos arquivos russos, o jornalista Adelino Cunha ouviu testemunhos únicos de pessoas próximas do líder, como Cândida Ventura, Sofia Ferreira, Margarida Tengarrinha, Carlos Costa, Joaquim Gomes, Aurélio Santos, a sua ex-companheira Isaura Moreira e a filha Ana Cunhal, que revelaram facetas e factos até agora pouco conhecidos da vida de Álvaro Cunhal.
Uma biografia fundamental sobre uma figura central da História contemporânea portuguesa.

Sobre autor:
Adelino Cunha é licenciado em História pela Universidade Lusíada e editor de Política/Nacional do Jornal de Notícias. Foi director e editor executivo da revista Focus e grande repórter de O Independente. Colaborou com vários outros meios de comunicação social, nomeadamente com o Correio da Manhã, a revista Gentleman e o extinto diário A Capital. É ainda investigador associado do Centro de História e Relações Internacionais, autor do livro de investigação histórica A Ascensão ao Poder de Cavaco Silva, e autor de vários artigos de História para a colecção Os Anos de Salazar.
"Álvaro Cunhal" de Adelino Cunha "Álvaro Cunhal" de Adelino Cunha Reviewed by Clube dos Livros on novembro 12, 2010 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.