"Uma longa viagem com Manuel Alegre" de João Céu e Silva


Autor: João Céu e Silva
P.V.P.: 16,50 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 176
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Porto Editora
Depois de Uma longa viagem com José Saramago e Uma longa viagem com António Lobo Antunes, a Porto Editora publica o novo
desafio do jornalista João Céu e Silva.

Chega hoje às livrarias o mais recente desafio do jornalista João Céu e Silva, escrever o retrato biográfico de um poeta que a meio da investigação assumiu a sua candidatura à Presidência da República.
Uma Longa Viagem com Manuel Alegre é o quinto volume de uma série que pretende fazer o retrato biográfico de alguns portugueses ilustres, através de uma longa entrevista e dos testemunhos de quem os conheceu.
Neste livro são relatados vários episódios da vida política do poeta que irão surpreender pela novidade e detalhe. Entre eles, o discurso que escreveu para Otelo Saraiva de Carvalho; os tempos em que, em Paris, Álvaro Cunhal lhe trazia o pequeno-almoço à cama; as memórias dos encontros com Che Guevara; a preparação de uma revolta militar nos Açores com Melo Antunes; a tentativa de tornar Angola independente e a declaração definitiva sobre o rompimento das relações com Mário Soares.


Sobre a obra:
Uma Longa Viagem com Manuel Alegre é uma obra fundamental para compreender o poeta e prosador que, ao longo de toda a vida, fez da contestação o seu próprio programa político-literário.
Uma obra que nos deixa entender quem é o candidato à Presidência da República que, aos 74 anos, assume uma disputa eleitoral à margem da organização política tradicional; que explica porque se sente mais próximo dos movimentos cívicos e menos dos partidos; as dúvidas que teve aquando da filiação no PS em 1974; a conversa onde colocou a Mário Soares as condições para se tornar militante socialista; e a sua célebre intervenção que mudou a história do PS e do seu secretário-geral.
Mas também a obra de um poeta cujos poemas ficaram na memória dos portugueses de várias gerações, e de um romancista que passou para as suas histórias as memórias de uma vida intensamente vivida, aparece analisada nesta conversa sem bloqueios de qualquer espécie.
Depois das «longas viagens» com José Saramago e António Lobo Antunes, João Céu e Silva dá-nos agora um livro com declarações tão reveladoras como as que tornaram polémicos os seus dois trabalhos anteriores e que nos permite conhecer a vida e a obra daquele que poderá ser o próximo Presidente da República.

Sobre autor:
João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, licenciou-se em História durante os anos em que viveu no Rio de Janeiro e é, desde 1989, jornalista do Diário de Notícias. Publicou um livro de viagens (Caravela Tropical), um romance (28 Dias em Agosto) e Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal, Uma Longa Viagem com Miguel Torga, Uma Longa Viagem com José Saramago e Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes.
"Uma longa viagem com Manuel Alegre" de João Céu e Silva "Uma longa viagem com Manuel Alegre" de João Céu e Silva Reviewed by Clube dos Livros on novembro 18, 2010 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.