Opinião: "Deixa-me Entrar" de John Ajvide Lindqvist


Autor: John Ajvide Lindqvist
P.V.P.: 19,90 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-666-031-4
Nº de Páginas: 448
Dimensões: 150 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Contraponto
«Faz recordar Stephen King no seu melhor.»
Independent on Sunday

«Uma história de terror cativante, mas também uma história muito bem construída sobre as dores da adolescência.»
Sunday Telegraph

«Uma abordagem perturbante e convincente do horror banal da normalidade.»
Time Out

«A não perder.»
The Times

«Um livro delicioso e perturbante no qual a violência é equilibrada por uma ternura inesperada.»
Daily Express

«Esta fábula obscura de Lindqvist seria de uma violência gratuita se não fosse tão bem escrito.»
The Guardian

«Um romance maravilhosamente elegante e melancólico.»
Kirkus Reviews

Sobre a obra:
Oskar e Eli. De formas diferentes, são ambos vítimas. É por isso que, contra todas as probabilidades, se tornam amigos.
Oskar tem 12 anos e vive com a mãe num bairro social em Balckeberg, um subúrbio cinzento e pacato de Estocolmo. O pai desapareceu das suas vidas e ele é vítima de bullying na escola. Eli é uma rapariga misteriosa e reservada, que se muda com o pai para o apartamento ao lado. Eli não vai à escola e só sai de casa à noite. Presos cada um na sua solidão, Oskar e Eli encontram um no outro a compreensão que o mundo lhes nega. E quando o lado mais obscuro de Eli se revela, Oskar descobre o verdadeiro preço da amizade…

Sobre autor:
John Ajvide Lindqvist nasceu em 1968 em Blackberg, um subúrbio de Estocolmo (onde muitos dos seus romances têm lugar). Sempre sonhou ter uma profissão assustadora e fantástica: primeiro tornou-se ilusionista (foi quase campeão de truques de cartas num concurso internacional) e depois cómico. Fez comédia stand-up durante mais de 12 anos e foi dramaturgo e guionista para a TV sueca. Deixa-me Entrar, o seu primeiro romance, foi um best-seller internacional, tendo sido adaptado duas vezes ao cinema. Os seus restantes romances – sempre sobre temas relacionados com a fantasia e o terror – estão publicados em todo o mundo e são também grandes sucessos junto da crítica e do público.

Opinião:
Neste livro do autor, ele apresenta-nos Oskar e Eli, duas personagens que são vítimas de forma diferente.
Oskar vive com a sua mãe no bairro social de Blackberg, em Estocolmo, dado o seu pai ter desaparecido das suas vidas e ser alcoólico. Oskar é um rapaz vítima de bullying na escola por parte dos seus colegas, que se refugia no seu livro onde guarda recortes das notícias de homicídios, mas tudo muda quando ganha uma nova vizinha do apartamento ao lado, Eli e seu pai mudam-se para junto deste. Eli, com 12 anos, tal como Oskar, é estranha e calada, misteriosa e reservada, com aspecto pouco limpo, e com marcas de mal trato. Contudo, Eli passa o dia em casa, e apenas sai à noite.
Oskar e Eli, aproximam-se e tornam-se amigos, começam a ajudar-se um ao outro e a colmatar a solidão existente em cada um deles. Certo dia Eli desaparece e começam a surgir imenso homicídios e misteriosos desaparecimentos.
O livro é fantástico, leva-nos numa história fascinante e cativante, envolta de mistério e ficção, somos arrastados ao mundo de crimes e paixão e vampiros, mas de forma diferente. Com uma escrita simples e de fácil leitura, somos agarrados até ao final do livro. Recomendado e Excelente!

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem