"POSITIVA-MENTE" de Catarina Rivero e Helena Marujo


Autor: Catarina Rivero e Helena Marujo
P.V.P.: - €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: -
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Esfera dos Livros

Sobre a obra:
Já pensou como pode ser mais positivo em relação aos outros? Como pode treinar-se para viver e ter um maior equilibro emocional? Como pode aumentar a sua confiança e ser capaz de resolver os problemas da sua vida?
As psicólogas Catarina Rivero e Helena Águeda Marujo autoras do livro POSITIVA-MENTE afirmam que basta dar pequenos passos para alcançar grandes mudanças. Na realidade, o que nos faz aumentar as nossas emoções positivas,
como a alegria, o contentamento, o amor, ou o que nos pode ajudar a descobrir mais sentido para o que somos e fazemos são mudanças e acções aparentemente simples, básicas, leves, sem complicações.

Deixo alguns exemplos:
- Passar a listar diariamente as coisas boas que acontecem ao longo do dia;
- Substituir a linguagem crítica por uma linguagem positiva;
- Dedicar tempo aos amigos e às relações importantes da vida;
- Viver aceitando o passado, saboreando o presente e acreditando no futuro;
- Praticar intencionalmente actos de bondade;
- Usar pequenos grandes gestos pela sustentabilidade do planeta;

As autoras, especialistas em Psicologia Positiva, convidam-nos, através de exercícios práticos e casos reais a pensar de forma diferente, a descobrir, no dia-a-dia as estratégicas que nos permitem viver de forma mais equilibrada e feliz.

Sobre autoras:
Catarina Rivero é Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Formou-se em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária (APTEFC). Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Tem formação em Inquérito Apreciativo pela BeraterKomptezenz (Berlim), financiada pelo Programa Sócrates, e em Alcoologia pelo Centro Regional de Alcoologia do Sul (CRAS).
Integra a equipa do 'Grupo Apreciativo' que, em Portugal, desenvolve acções de formação e divulgação da abordagem do Inquérito Apreciativo (www.inqueritoaprecitivo.com), a partir dos princípios do Construcionismo Social. É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva (www.apeipp.com).
Com vasta experiência em Intervenção Social, integrou durante 6 anos uma equipa multidisciplinar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que visa a reabilitação psicossocial de pessoas com percurso sem-abrigo, onde foi mediadora e formadora de dois Cursos de Formação Profissional de Adultos, EFA, dirigidos a jovens em risco.
Actualmente exerce Terapia Individual, Familiar e de Casal em consultório privado, é Terapeuta Familiar no Centro de Terapias Comportamentais ABA e dá apoio, enquanto supervisora e formadora, a equipas de intervenção social. Exerce funções de coordenação no Núcleo de Formação Sistémica (www.formacaosistemica.com) da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. Integra ainda a equipa de investigação da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva, que está actualmente a desenvolver um estudo sobre Bem-Estar e Felicidade na população portuguesa.
Tem colaborado em vários artigos jornalísticos de revistas portuguesas e teve colaborações pontuais nos programas televisivos Sociedade Civil (RTP2), Mundo das Mulheres (SIC Mulher), Tardes da Júlia (TVI), Consultório (TVI24) e Luz Verde (AXN). Actualmente tem uma rubrica regular sobre Família – «Labirintos Familiares» – no programa Mais Mulher da SIC Mulher. Tem ainda colaborado pontualmente em programas do Rádio Clube Português.

Helena Águeda Marujo é Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Ministrou cadeiras no mestrado de Psicologia Escolar da Universidade do Minho, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão, e em pós-graduações e Mestrados nos domínios da Família, da Educação e da Intervenção Comunitária na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade dos Açores. Mais recentemente leccionou no Mestrado em Educação, área de Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa, e coordenou, durante dois anos, a pós-graduação em Estudos e Intervenções com Famílias da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Psicologia por esta mesma Faculdade, foi Visiting Researcher na Universidade de Massachusetts.
É formadora creditada com vasta experiência na formação de professores, educadores, pais, psicólogos, técnicos de saúde e de intervenção social, e em contexto empresarial, também de empregadores, empresários, administradores e profissionais de várias áreas. Nestes âmbitos tem desenvolvido palestras e acções formativas por todo o país e estrangeiro, tendo em Portugal relações privilegiadas com a Segurança Social da Região Autónoma dos Açores – Rendimento Social de Inserção e CEFOS – Centro de Estudos e Formação Social do Instituto de Acção Social, em que integra a Comissão Científica, e ainda relações enquanto formadora, nalguns casos há mais de uma década, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Casa Pia de Lisboa, múltiplas municipalidades, as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens.
Foi colaboradora residente semanal durante 3 anos no programa da RTP2, Sociedade Civil, com uma rubrica de Bem-estar/Notícias Positivas, e foi colaboradora pontual da revista Inovar.te. Tem ainda colaborado com a Revista IMMagazine, que se define como um meio de comunicação exclusivo de notícias positivas. É membro do Board of Directors da International Positive Psychology Association e fez parte da comissão de organização do «First World Congress on Positive Psychology», que decorreu em Junho de 2009 em Filadélfia. Encontra-se a organizar o Congresso Mundial «Positive Nations: 1st International Positive Psychology Conference in Portugal»

"POSITIVA-MENTE" de Catarina Rivero e Helena Marujo "POSITIVA-MENTE" de Catarina Rivero e Helena Marujo Reviewed by Clube dos Livros on janeiro 13, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.