"A Vida e as Opiniões do Cão Maf e da sua Amiga Marilyn Monroe" de Andrew O'Hagan


Autor: Andrew O'Hagan
P.V.P.: 16,95 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 264
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Bertrand Editora
«Esplêndido» - John Bashville

«Um tesouro» - Toronto Globe and Mail

«Maravilhoso» - Sunday Telegraph

«Um milagre» - Edna O’Brien

«Absolutamente delicioso» - Herald

«Encantador» - Daily Telegraph

Sobre a obra:
Em Novembro de 1960, Frank Sinatra ofereceu um cão a Marilyn Monroe. O seu nome era Maf. Tinha instinto para as celebridades. Para a política. Para a psicanálise. Para a literatura. Para a decoração de interiores. Para fígado com uma dose adicional de biscoitos.
Nascido na casa de Vanessa Bell, trazido para os Estados Unidos pela mãe de Natalie Wood, dado como presente de Natal a Marilyn no Inverno que se seguiu à sua separação de Arthur Miller, Maf oferece-nos um vislumbre do mundo da maior estrela de Hollywood. Já para não falar de uma espreitadela hilariante para o cérebro de um herói canino opinativo, que leu muito, que é politicamente transviado e complexo.
Maf esteve com Marilyn durante os dois últimos anos da sua vida,primeiro em Nova Iorque, onde ela se relacionava com todas as pessoas que fossem alguém – o vendedor de arte Leo Castelli, Lee Strasberg e o pessoal de Actor’s Sudio, emigrantes de Upper West Side – e depois de regresso a Los Angeles. Levou-o a conhecer o presidente Kennedy e aos restaurantes de Hollywood, a lojas e entrevistas. Ao México, para o seu divórcio. Com estilo, brilhantismo, e panache, Andrew O’Hagan desenhou um retrato original da mulher por detrás do ícone, e do cão por detrás da mulher.

Imprensa:
«O’Hagan superou-se a si mesmo com este romance, que traça a tragédia e a mesquinhez da fama através do olhar de um cão. As outras personagens não humanas, desde gatos poéticos até percevejos russos e ratos espertalhões, são uma delícia»
The Bookseller

«Que cão, que vida... Esplêndido... Andrew O’Hagan assumiu a voz de um cão para escrever um estudo subtil, divertido e comovente sobre a América na véspera de um dos seus períodos de maior crise. O Cão Maf, à semelhança de Lolita, ou de O Grande Gatsby, é como um hino à inocência perdida. Maf é um observador astuto dos tempos modernos e do século americano, um verdadeiro Tocqueville dos nossos dias.»
John Bashville, Guardian

«Este é um daqueles livros raros, escrito com uma tal firmeza rítmica e leveza de toque que quando nos damos conta já lemos cem páginas sem sequer erguer o olhar. Está repleto de piadas astutas, um saber divertido e um profundo sentido da personagem e da cena. Mas, mais do que tudo, é um livro profundamente alerta para o prazer do leitor; e esse prazer, tão absoluto e total, é o que torna este livro tão especial.»
Colm Tóibín

«Nunca li uma obra tão interessante como O Cão Maf de Andrew O’Hagan. Este milagre-competência é conseguido por Cervantes e Nabokov, e o livro de O’Hagan é a obra-mestra do século XXI… Este livro é um tesouro encontrado e uma delícia literária.»
The Toronto Globe and Mail

«Um dos melhores romances que li este ano... As suas ideias em massa, delirantes, maravilhosas e divertidas… O’Hagan é dono de uma fluência e de uma sanidade mental estupendas.»
New Statesman

«Existe uma tradição pequena mas impressionante de narradores caninos, mas não imagino que alguma vez tenha existido um cão tão erudito e tão bem falante como o velho e querido Mafia Honey. Dominador.» Daily
Telegraph

Sobre autor:
Andrew O’Hagan nasceu em Glasgow em 1968. Os Nossos Avós, o seu romance de estreia, foi finalista do Booker Prize. O seu segundo romance, Personality, venceu o James Tait Black Memorial Prize for Fiction em 2003. No mesmo ano, foi-lhe concedido o prémio E. M. Forster e a Granta nomeou-o um dos melhores jovens romancistas britânicos. Vive em Londres.
"A Vida e as Opiniões do Cão Maf e da sua Amiga Marilyn Monroe" de Andrew O'Hagan "A Vida e as Opiniões do Cão Maf e da sua Amiga Marilyn Monroe" de Andrew O'Hagan Reviewed by Clube dos Livros on fevereiro 04, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.