mais informação acerca do livro neste link
Opinião:
Um livro envolto em mistério e escuridão! Num fim do mundo brutal, é em Moscovo que nos encontramos, presos numa estação de metro, acompanhamos Artyom, um jovem que vai em missão através dos seus túneis! Uma missão que a partida seria simples poderá tornar-se impossível! A personagem de Artyom está bem conseguida, com bastante acção em sua volta, com situações empolgantes e outras de criar stress, são pontos que nos fazem querer ainda mais continuar a ler a obra.
O autor consegue-nos passar através de um texto simples e acessível, o seu mundo criado cheio de tensão, um mundo dominado por escuridão, claustrofóbico e assustador. Todos estes sentimentos são notáveis e possíveis de imaginar, através das descrições do autor, e dos detalhes que este nos faculta. A acção é boa, tem bom ritmo e não se perde ao longo do livro, que é um pouco extenso (não, não é como “O Nome do Vento”, sosseguem-se) mas como digo, a história é cativante e viciante. O tema não é tão usual como o que tem sido lançado no mercado, talvez seja mais um motivo para ser tão cativante.
Tudo isto poderia ser real, quanto ao facto de viver em submundos escuros, e quem sabe num futuro se os confrontos e guerras, e tudo o que podem causar na sociedade. Uma extinção da raça humana, quiçá! Segundo o que vi pela Web, existe à venda uma segunda parte, o Metro 2034, mas de momento ainda não em Portugal.
Para quando? Boa pergunta, mas ainda não sei resposta!
Altamente recomendado a todos os fãs do fantástico, ou melhor, diria obrigatório, pois pensem nisto "foi um êxito esmagador em toda a Europa"!