"Ouvir, Falar, Amar" de Laurinda Alves e Alberto Brito, sj


Autor: Laurinda Alves e Alberto Brito, sj
P.V.P.: - €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: -
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Oficina do Livro

Sobre a obra:
Uma grande entrevista serve de fio condutor a este livro original que dá a conhecer melhor aos portugueses Alberto de Brito, jesuíta e especialista em Relações Humanas. As matérias que ensina nos seus cursos, em Bruxelas, são notáveis pelo sentido profundo, pelo não-moralismo, por aquilo que desocultam em nós e pela luz que trazem.
Das grandes questões da educação ao papel dos sentimentos («o amor é uma decisão», diz Alberto de Brito), aos problemas religiosos, um diálogo entre quem sabe perguntar e quem sabe ouvir. Laurinda Alves apresenta-se aqui no seu melhor, que é como quem diz, no papel de jornalista e grande entrevistadora.
«Pelos frutos se conhecem as árvores.» Eis um dos provérbios favoritos de Alberto Brito, padre jesuíta especializado em Relações Humanas e Comunicação Interpessoal. Os frutos e as árvores são, porventura, um dos critérios mais selectivos em matéria de comunicação e aquilo que permite medir e afinar a qualidade das relações. A metáfora serve para pais e filhos, professores e alunos, chefes e subordinados, em todos os universos pessoais, familiares e profissionais que habitamos e onde temos um papel a desempenhar. Manter o ar limpo nas relações é essencial, e importa aprender a calibrar a luz e a sombra, bem como a distância e a proximidade necessárias para colher bons frutos. O nosso ecossistema é complexo e é preciso tratá-lo com carinho e respeito, como diz Alberto Brito nesta série de conversas sobre comunicação e relações humanas.

Sobre autor:
Laurinda Alves
Jornalista e autora. Imprensa: grande entrevistadora e cronista diária no jornal i durante um ano; fundadora da revista «XIS»; directora da revista Pais & Filhos; colunista no Independente e no Público, com crónica semanal primeiro na revista «Pública» e depois no jornal. Rádio: colaboradora da TSF e da Rádio Renascença. Televisão: Portugueses sem Fronteiras marca o seu regresso à reportagem na RTP; concebeu e apresentou os programas Verdes Anos e Primeiros Anos na SIC, e Encontro Marcado na SIC Mulher. Distinções: Prémio do Clube de Jornalistas, pelo trabalho de investigação sobre a morte do general Humberto Delgado; grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas. Livros publicados na Oficina do Livro: XIS Ideias para Pensar, Um Dia Atrás do Outro, Ideias XIS, Atitude XIS e Coisas da Vida.

Alberto Brito, sj
Licenciado em Humanidades e Filosofia pela Universidade Católica de Braga. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Especializado em Comunicação Interpessoal, dá cursos há mais de 20 anos e é uma referência internacional nestas matérias. Trabalhou em Coimbra, Lisboa, Roma e Bruxelas. Assistente Mundial das Comunidades de Vida Cristã, visitou 50 países nos últimos seis anos. É fluente em seis línguas. Actual Director Pastoral do «Foyer Catholique Européen», reside em Bruxelas, como elemento da missão da Companhia de Jesus junto das Instituições Europeias.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem