"um Ano em Televive" de Cristina Vogt-da Silva - Clube dos Livros

"um Ano em Televive" de Cristina Vogt-da Silva


Autor: Cristina Vogt-da Silva
P.V.P.: 13,00 €
Data 1ª Edição:-
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-636-476-2
Nº de Páginas: 65
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Editorial Papiro

Sobre a obra:
Pretendi com estas crónicas sobre Israel aproximar o país real do leitor português, tal como o vivenciei e senti no primeiro ano em que vivi em Telavive. Os textos contêm impressões subjectivas, humor, o todo permeado de informações obtidas por pesquisa, com alguns parágrafos imaginados, explorando alguma hipérbole e muitas conversas com israelitas e viagens pelo país.
Escolhi encabeçar os textos com manchetes dos jornais diários seguindo a sequência de publicação, com o objectivo de:
i. manter sempre presente o enquadramento político e datar os textos;
ii. mostrar que é possível viver à margem, e paralelamente, aos conflitos uma vida perversamente normal e mundana;
iii. equilibrar o desequilíbrio ao nível da informação que muitas vezes os Media nos comunicam sobre Israel, escolhendo propositadamente manchetes sobre as agressões mútuas; o que não foi difícil – estavam presentes todos os dias nos jornais israelitas!

Sobre o autor:
Nasceu em Lisboa 23.02.59
Finalista da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (não terminou a licenciatura porque se ocupou demasiado com as suas paixões – as línguas, a literatura, as viagens).
Com 16 anos e de mochila às costas partiu num Renault 4 com familiares refugiados na Bélgica, passando pela Espanha, ainda franquista, em direcção ao mundo livre. Nesse mesmo verão comprou um bilhete de inter-rail e partiu novamente em direcção à Europa viajando por França até à Inglaterra, mais tarde Itália e Holanda, e uns anos mais tarde viajou pelos EUA e deu um salto ao México.
Viveu vários anos em Inglaterra, a que se seguiram a Alemanha, a Turquia e, actualmente, Israel.

"um Ano em Televive" de Cristina Vogt-da Silva "um Ano em Televive" de Cristina Vogt-da Silva Reviewed by Clube dos Livros on março 15, 2011 Rating: 5

5 comentários:

  1. A enorme curiosidade pelo diferente leva Cristina Vogt-da Silva a descrever com um olhar atento, mas sem preconceitos, aquilo com que se deparou em Israel. Por certo movida pela mesma curiosidade e espírito aventureiro que a fez percorrer e querer viver em alguns dos países por onde passou, é com entusiasmo que partilha connosco a sua visão particular de uma portuguesa num país "estranho". Esta é, sem dúvida, uma interessante descoberta do outro.

    ResponderEliminar
  2. Recomendo fortemente a leitura desta excelente obra pioneira de Cristina Vogt da Silva a quem deseja visitar Israel e Palestina. O livro não só prende o leitor do início ao fim como aguça o seu interesse pela história e política actual daquela conflituosa região. Uma leitura divertida, mas ao mesmo tempo fascinante e reveladora.

    ResponderEliminar
  3. O que mais gosto neste livro é a forma com a Cristina nos leva a conhecer Israel, as tradições, os pormenores... até mesmo os cheiros e sabores!

    ResponderEliminar
  4. Com todos os movimentos políticos naquela zona do globo, é bom poder viajar de uma forma despreocupada, e perceber, que mesmo assim, se pode viver "normalmente" e apreender algumas das razões daquela zona ser tão conturbada.

    ResponderEliminar
  5. É um livro com côr e com cheiro. Cheira a médio--oriente e vê-se Israel com os olhos de uma portuguesa que poderia ser qualquer um de nós. Percorremos o caminho de alguém como se fosse nosso.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.