Opinião: "É um Livro" de Lane Smith

Dimensões: 210 x 261 mm
Colecção: Diversos
Editora: Editorial Presença

«Envia mensagens? Faz blogues? Sobe e desce o texto? Tem Wi-Fi? Tuíta?
Não... é um livro.»

Uma história divertida e irónica, sobre os prós e os contras de dois tipos de tecnologias - quase duas formas diferentes de ver o mundo - contada através da interacção de duas personagens inesquecíveis. Recomendado para todas as idades.

Ler excerto

Nasceu 1959, no Oklahoma, EUA. É autor e ilustrador de LIVROS infantis pelos quais recebeu vários prémios e que venderam muitos milhares de exemplares em vários países. Tem um gosto muito especial por LIVROS desde a infância, adora sentir-se rodeado de LIVROS, folhear as suas páginas, lê-los. Foi certamente por querer aprender a fazer LIVROS que se formou em Belas-Artes. Ao longo do tempo foi ganhando maior domínio sobre a magia que pode existir nos LIVROS – não é só o prazer da leitura, mas a combinação de todos os elementos de que o LIVROS é feito: a textura do papel e das tintas, os respectivos cheiros, as cores e as imagens, as formas das letras, a maneira como tudo isto se apresenta e constitui uma outra linguagem silenciosa que nos encanta. É Um Livro, uma obra para leitores de todas as idades, conta uma história deliciosamente simples e cheia de ironia.

Opinião:
É realmente um livro!
Pequeno, amigável e divertido! Seriam estas as palavras indicadas, mas Certeiro, adulto e bem sucedido, também não deixavam mal este livro.
Temos uma ilustração de Lane Smith, com pouco texto, poucas páginas, lemos o livro em poucos minutos. Minutos que conseguimos rir, e rir, e rir de novo, mas que no final rimos e olhamos para a nossa sociedade e aqui está ela! Em forma de parábola, o autor caracteriza se calhar, e não muito longe da realidade que poderemos atingir, uma sociedade em que não tem noção do "real", onde o valor de um livro é perdido, é olhado como algo digital e electrónico, algo que não faz sentido sequer.
Uma pequena preciosidade com um grande sentido crítico e de ensinamento, talvez com um intuito de nos moralizar e chamar à atenção para os erros que cometemos.
Extremamente interessante, recomendado dos 6 aos 101.