"Arquivo Secreto do Vaticano" de Vários

Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-680-032-1
Nº de Páginas: 2.986 (3 volumes)
Dimensões: 170 x 240 mm
Colecção: -
Editora: Esfera do Caos Editores

Arquivo Secreto do Vaticano
Expansão Portuguesa –Documentação

Esta obra é composta por uma caixa com 3 volumes
Caixa em cartão de 3mm | Volumes em capa dura, com miolo cosido à linha | 2.986 páginas | 13.811 documentos | Glossário | Índice Antroponímico e Toponímico com 195 páginas

Tomo I
Costa Ocidental de África e Ilhas Atlânticas
Arnaldo do Espírito Santo
Manuel Saturino Gomes

Tomo II
Oriente
João Francisco Marques
José Carlos Lopes de Miranda

Tomo III
Brasil
Luís Machado de Abreu
José Carlos Lopes de Miranda

Coordenação Geral
José Eduardo Franco
CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Prefácio
Roberto Carneiro
Presidente do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa

Algumas bibliotecas e arquivos exercem um enorme fascínio e estão na origem das mais fantás­ticas histórias, que por vezes alimentam até obras de ficção universalmente famosas.

O Arquivo Secreto do Vaticano, que vulgarmente se considera um dos mais reservados do mundo, é, sem dúvida, um desses templos míticos da sabedoria, com o qual talvez apenas a biblioteca de Alexandria, a maior da Antiguidade, possa rivalizar.
Na realidade, aquela que era, afinal, a biblioteca privada do Papa, tem acumulado, ao longo dos séculos, informação única, inédita e preciosa acerca dos dois mil anos de história da Igreja no seu intercâmbio com o mundo dos Homens.
Com esta obra em três Tomos pretende-se desvendar uma parcela desse imenso arquivo, reve­lando documentação desconhecida e referente ao período da Expansão Portuguesa até ao século XX.
Preparada por uma vasta equipa de investigadores que durante cerca de década e meia analisou o fundo da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano, esta obra monu­mental assume-se como um instrumento de pesquisa essencial para o conhecimento da história, da política, da religião e da sociedade no quadro das relações de Portugal com as vastas regiões do seu Império Ultramarino.

Esta obra foi publicada com o alto patrocínio das seguintes instituições:
• DRAC – Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Região Autónoma da Madeira
• CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
• Fundação Calouste Gulbenkian
• Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
• CEPCEP-UCP – Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa
• Fundação Oriente
• IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P.
• Fundação para a Ciência e a Tecnologia

A colecção Arquivos Secretos é dirigida por Annabela Rita e Fernando Cristóvão.