"Pai-Nosso que estais na Terra" de José Tolentino Mendonça


Autor: José Tolentino Mendonça
P.V.P.: 10,00 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: 9789896731977
Nº de Páginas: -
Dimensões: - x - mm
Colecção: Poéticas do Viver Crente
Editora: Paulinas Editora


Sobre a obra:
Um comentário ao Pai-Nosso só aparentemente é uma tarefa simples. Na verdade, trata-se do maior desafio que um escritor cristão pode enfrentar. Por um lado, parece que nada se possa acrescentar às claríssimas palavras de Jesus: deveríamos simplesmente repeti-las e elas próprias entreabririam, ao orante, o seu significado. Por outro, existe uma tradição poderosíssima de comentadores, antigos e contemporâneos, que perscrutaram já com agudeza, exaustividade e sabedoria esse texto. Dir-se-ia que sobre o Pai-Nosso está colocado um ponto final.
José Tolentino Mendonça, teólogo e poeta, não pensa assim. Recorrendo a um conhecimento especializado dos textos bíblicos, mas também aos dados da antropologia e da literatura ele ousa “abrir” o Pai-Nosso a crentes e a não-crentes, e aponta novas chaves para uma leitura espiritual deste texto que constitui o coração do cristianismo. O resultado é absolutamente invulgar. O leitor é convocado para uma viagem interior que não esquecerá.

Sobre autor:
José Tolentino Mendonça é uma das vozes originais do Portugal contemporâneo. Especialista em estudos bíblicos tem abordado com criatividade os temas e os textos do cânone cristão mantendo um diálogo sensível com as interrogações da modernidade. A relação entre o cristianismo e a cultura é uma das ideias-chave do seu percurso intelectual e pastoral. É poeta e tradutor.

Nova colecção - Poéticas do Viver Crente
O termo “poéticas” remete para um duplo domínio: o da experiência e o da linguagem. Antes de tudo a Fé descreve-se como experiência e é no processo complexo do viver que ela se constrói. Mas a experiência crente aspira a uma linguagem que a traduza e a amplie, conservando intactas as margens do indizível.

Prémios:
Prémio P.E.N. Clube Português 2004
Prémio Literário da Fundação Inês de Castro 2009
Finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa 2011
"Pai-Nosso que estais na Terra" de José Tolentino Mendonça "Pai-Nosso que estais na Terra" de José Tolentino Mendonça Reviewed by Clube dos Livros on setembro 14, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.