"Rasto Negro de Sangue" de Joseph O'Neill


Autor: Joseph O'Neill
P.V.P.: 16,50 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 352
Dimensões: 150 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Bertrand Editora


Sobre a obra:
O autor de Netherland: Terra de Sombras regressa com um livro notável sobre os laços e os limites do parentesco, baseando-se na história de dois homens carismáticos: os seus avôs.

No coração deste livro estão as histórias de dois homens carismáticos. Os avôs de Joseph O’Neill, um irlandês e outro turco, foram ambos presos durante a Segunda Guerra Mundial. O avô irlandês, um rebelde bem-parecido oriundo de uma família de pequenos agricultores, era membro ativo do IRA e foi encarcerado com centenas de camaradas pelo governo de Valera. O outro avô de O’Neill, um dono de hotel confiante e encantador, oriundo da minúscula minoria cristã turca, foi preso pelos britânicos na Palestina, para onde fora com o intuito de comprar limões, por suspeita de ser um espião do Eixo.
Joseph O’Neill decidiu investigar as histórias dos seus avôs, mergulhadas até então em silêncio familiar, enfrentando para tal memórias partilhadas de violência, um legado de compromisso feroz e cegueira política, o encantador e perturbador poder do nacionalismo e o medo e a cumplicidade do observador. Foi alterado pelo que descobriu e escreveu um livro notável sobre os laços e os limites do parentesco. Com grande tato, coloca as histórias de indivíduos no cenário da história dos eventos menos humanos do século passado.

Sobre autor:
Joseph O’Neill nasceu em Cork, na Irlanda, em 1964, descendente de irlandeses e turcos. Cresceu em Moçambique, na África do Sul, no Irão, na Turquia e na Holanda. Estudou Direito em Cambridge. É autor de três romances e um livro autobiográfico, todos eles aclamados pela crítica, dos quais se destaca o fenómeno literário Netherland: Terra de Sombras, vencedor do prémio PEN/Faulkner, que está a ser adaptado ao cinema por Sam Mendes. Vive com a mulher e os três filhos no Chelsea Hotel, em Nova Iorque.

Imprensa:
«Com toda a emoção de um livro de Le Carré ou de Graham Greene.»
New York Times

«Um mergulho inteligentíssimo na era da Segunda Guerra Mundial.»
New York Times Book Review

«Qualquer pessoa que se interesse pelo Médio Oriente, pela Irlanda ou pela Segunda Guerra Mundial considerará este relato fascinante.»
Publishers Weekly

«Da investigação que o autor faz sobre os segredos desconfortáveis dos seus dois avôs emerge um retrato esmagador de nacionalismo e lealdade».
The Economist
"Rasto Negro de Sangue" de Joseph O'Neill "Rasto Negro de Sangue" de Joseph O'Neill Reviewed by Clube dos Livros on setembro 16, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.