"Pensamentos de Sá Carneiro" de Maria Antónia Pires de Almeida

Colecção: -
Editora: Clube do Autor

Uma seleção dos ideais, projectos e preocupações de Sá Carneiro

«O nosso Povo tem sempre correspondido nas alturas de crise. As elites, as chamadas elites, é que quase sempre o traíram.»

«Em política, o que parece é.»

Francisco de Sá Carneiro é um nome incontornável da política portuguesa. Neste livro sintetizam-se as suas tomadas de posição, pensamentos, ação política e ideologia sob a forma de citações dos seus discursos e textos mais importantes, recolhidos em intervenções parlamentares, em entrevistas e artigos seleccionados da imprensa, e na numerosa bibliografia publicada, pela investigadora Maria Antónia Pires de Almeida.

Sá Carneiro foi um homem de causas. Como advogado brilhante que era, defendeu-as entusiasticamente. Inspirado pela «Primavera Marcelista» e cheio de esperança na possibilidade de mudança, Sá Carneiro bateu-se, discursou, foi atacado e ripostou sem descanso, defendendo o que considerava fundamental para corrigir as injustiças e a privação de liberdade.

O seu papel no Período Revolucionário e na consolidação da Democracia ficou inscrito na História de Portugal. Podemos sem dúvida encontrar grande atualidade nalgumas das suas palavras, projetos e preocupações.

A sua morte trágica e inesperada transportou a figura de Sá Carneiro a um patamar mitológico. Com este conjunto de pensamentos e pequenos textos proferidos nas mais variadas circunstâncias de uma vida política atribulada e rica em acontecimentos, pretendemos contribuir para a divulgação da imagem de um verdadeiro combatente pela liberdade e pela instauração do regime democrático em Portugal.

As declarações de Sá Carneiro abarcam os mais variados temas, da democracia À liberdade, passando por questões relacionadas com a religião ou a sua vida pessoal.

«Com medo do abuso limita-se o uso, para tranquilidade do poder, já que, onde liberdade não há, abuso dela não pode haver.»

«Não há futuro económico e social possível quando o problema principal não é o excesso de consumo privado, mas o excesso de consumo público.»

Maria Antónia Pires de Almeida nasceu em Lisboa, é casada e tem três filhos. Investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em História Contemporânea pelo ISCTE, tendo completado um Pós-Doutoramento em Ciência Política sobre elites locais e transição política. É autora de vários livros e artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais nas áreas da História e das Ciências Sociais e Políticas, com destaque para as questões relacionadas com os períodos de transição política em Portugal. Especializou-se nas áreas da Reforma Agrária, da Memória Oral, da História Rural e dos estudos sobre mulheres. Os seus interesses atuais de investigação incidem sobre a História da Medicina, Epidemiologia, Higiene e Saúde Pública.
"Pensamentos de Sá Carneiro" de Maria Antónia Pires de Almeida "Pensamentos de Sá Carneiro" de Maria Antónia Pires de Almeida Reviewed by Clube dos Livros on novembro 25, 2011 Rating: 5