"A Minha Guerra" de Alcino Ferreira


Autor: Alcino Ferreira
P.V.P.: 12,60 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: 9789898452849
Nº de Páginas: 208
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Clube do Autor

A GUERRA COLONIAL POR QUEM A VIVEU.

A RECRUTA. O COMBATE. OS HORRORES. AS AMIZADES.
Professora e advogada


Sobre a obra:
A Minha Guerra é um testemunho de factos reais ocorridos no período conturbado da Guerra Colonial.

Alcino Ferreira, o único oficial miliciano do Exército Português com uma comissão de serviço na Guerra Colonial, internamento de mais de dois anos em vários hospitais militares e interveniente activo na Revolução de 25 de Abril, divulga factos até agora nunca publicados.

Como o próprio autor confessa, «senti o dever de partilhar com terceiros as experiências que vivi no “outro lado da guerra”, principalmente os tempos passados com extrema tristeza e em convívios de extenuante loucura e diversão junto de centenas de companheiros estropiados de corpo e alma pelo conflito que afectou, por completo, a maneira de ser, sentir e reagir dos, agora, veteranos.»

Num registo autêntico, sem meias-tintas, o leitor acompanha a versão da Guerra Colonial por quem a viveu.

«Este livro foi escrito por vontade e necessidade de divulgar factos até agora nunca publicados e por solicitação de muitos camaradas de luta com quem convivi. Fui oficial miliciano do Exército Português com uma comissão de serviço na Guerra Colonial, estive internado mais de dois anos em vários hospitais militares e, sobretudo, interveniente activo na Revolução de 25 de Abril de 1974.»

Sobre autor:
Alcino dos Santos Paula Ferreira nasceu a 29 de Março de 1950 na freguesia de Longa, concelho de Tabuaço, Trás-os-Montes e Alto Douro. Fez o Curso do Liceu, em regime de internato, no Colégio de Lamego. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pelo ISLA, em Psicologia Social e do Trabalho pelo ISPA, em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleira pela UI, bacharel no Curso Superior de Gestão Hoteleira pelo ISPI. Foi oficial miliciano do Exército, com comissão de serviço em Moçambique. Profissionalmente, foi inspector tributário até 1995, transitando, por convite, para o Instituto do Desporto, onde viria a exercer funções de director do Centro de Estágio de Desportistas da Cruz Quebrada, no Jamor, e coordenador do 3.º Quadro Comunitário de Apoio - Medida Desporto, para a Região de Lisboa e Vale do Tejo.
"A Minha Guerra" de Alcino Ferreira "A Minha Guerra" de Alcino Ferreira Reviewed by Clube dos Livros on dezembro 06, 2011 Rating: 5

2 comentários:

  1. Pedro Vasconcelos Oliveira7 de dezembro de 2011 às 15:00

    Já li... Muito bom. Pensava que era mais um livro que falava apenas de guerra e combate, quando na realidade trata-se dum livro que fala a vida do autor como militar antes-durante-depois da guerra, sem ser combate. Hilariante e emotivo

    ResponderEliminar
  2. TAMBÉM COMPREI ESTE LIVRO, ONTEM, E ESTOU A ACABAR DE O LER. Tudo que sejam " estórias " da guerra colonial me fascinam, umas mais do que outras, quando verdadeiras. Sobre o livro e autor em questão acho que o livro está bom; lê-se corrido, é de frases curtas, simples e interessante q.b.
    Apenas uma coisinha me deixa apreensivo: se ele nasceu em 29 de Março de 1950, foi chamado para a tropa em 1969 e eu que nasci a 31 de Março do mesmo ano e que pedi para ir para a tropa na primeira incorporação, fui em Janeiro de 1971, como é que ele foi dois anos antes do que eu??!! Ele com uma recruta e duas especialidades, só poderia ir parar a Moçambique, no mínimo, em Outubro ou Novembro de 1971, altura em que eu fui parar a Angola.
    Se o autor ou alguém me puder responder a esta questão, eu fico agradecido.
    ( jmariocouto@sapo.pt )

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.