Opinião: "Darling Jim" de Christian Mørk



mais informação acerca do livro neste
link
visite e adquira o livro no site da Presença neste link

Opinião:

Este livro foi sem dúvida uma boa leitura, envolto em mistério, enigmas, paixão, mortes, delírio, loucura, pressão e terror, num mundo muito dark, gótico, sombrio e repleto de emoções das personagens.

Tudo começa com mortes em ambiente maléfico e surreal acompanhado de mistério... este começa desde início, mas o enigma desperta-nos ainda mais com o aparecimento do diário das irmãs que o carteiro substituto de Desmonde encontra e decide investigar o caso.

Somos então conduzidos por um mundo de história das irmãs e uma tia destas, que é uma surpresa quando vamos avançando. Este mundo apresenta mais personagens e bastante mais fascinantes, no caso de Jim e toda a sua história e aquilo o que ele faz, e com ele se esconde. Niall é outra personagem interessante mas que quer esta quer as restantes ficam para vossa descoberta e análise.
O enredo é todo ele muito bem estruturado e composto. O autor criou e aplicou uma dose de mistério em todas as personagens mesmo sendo elas distintas, mas que acabam por ter algo em comum, de igual forma estas são complexas e fazem-nos querer algo mais... digamos que a parte de paixão e desenvolvimento em torno desta não é excessiva, daí ter aguentado bem estas partes que poderiam ter sido pouco favoráveis, mas todos os elementos que são apresentados fizeram sentido e são necessários para o nosso fio condutor da obra.
Durante toda a obra conseguimos recriar cenários e população em torno daquilo que estamos a ler, existe uma fluidez na escrita do autor quer a nível de percepção, quer a nível de simplicidade, que facilmente nos leva a criar imagens enquanto avançamos na leitura.

O livro tem um pouco de sensacional mas também um pouco de "modo automático" em acção, pois é sensacional enquanto nos surpreende mas deixa de o ser quando vamos conseguindo como que por lógica alinhar e ir paralelamente ao autor fazendo o esboço do que se segue.

No geral o livro é muito bom mas considero que não é o Deus e outros sinónimos camuflados sob forma de hipérbole que penso que por vezes foi dito, também não é o melhor que já li mas pela mistura de géneros que este foi capaz de incluir e não deixar nenhum deles ficar mal, bem como a capacidade de nos manter concentrados e agarrados numa leitura rápida da obra, considero-o um dos melhores. Também de brindar a perspicácia do autor na escrita e o empenho em escrever algo complexo fora do seu "mundo", uma vez que não é de Dublin, mas sim nórdico.

Um óptimo, ainda com tempo, presente de natal, para um vasto nicho de leitores e idades.
Opinião: "Darling Jim" de Christian Mørk Opinião: "Darling Jim" de Christian Mørk Reviewed by Clube dos Livros on dezembro 11, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.