"Uma fazenda em África" de João Pedro Marques


Autor: João Pedro Marques
P.V.P.: 14,94 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-0-04390-0
Nº de Páginas: 432
Colecção: Marca d'Água
Editora: Porto Editora

Uma Fazenda em África, de João Pedro Marques
A história dos primeiros colonos de Moçâmedes, os seus conflitos e conquistas numa terra inóspita

Uma Fazenda em África, livro que a Porto Editora publica no dia 23 de janeiro, é o novo romance de João Pedro Marques. Desta vez, o autor elege como pano de fundo a colonização de Moçâmedes, em meados do século XIX, e, como protagonistas, os colonos vindos de Pernambuco para o Sul de Angola em busca de uma vida melhor.
De acordo com Fernando Sobral, João Pedro Marques envolve-nos num ambiente hipnótico, enquanto seguimos as aventuras dos principais personagens deste livro. Sentimos o aroma daquela terra através dos sonhos e conflitos e da luta contra as contrariedades. […]
Um romance histórico deve ser assim. Ensinar-nos algo sobre o passado e abrir as janelas para o sonho. […] A escrita é ágil e atraente. Conquista. (excertos de crítica publicado no Jornal de Negócios no dia 13.01.2012)
João Pedro Marques vai apresentar o seu romance no Encontro Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, e, posteriormente, em Lisboa.

Sobre a obra:
Uma história de amor e aventura nos primórdios da colonização de Moçâmedes.
Ao acordar em sobressalto naquela noite de junho de 1848, a jovem Benedita não podia imaginar a transformação radical que a sua vida iria sofrer. Um ano volvido, tendo perdido tudo o que a prendia a Pernambuco, embarcava com escassos haveres e o coração apertado em direção a Moçâmedes. Consigo seguia mais de uma centena de portugueses que, desiludidos com o Brasil, procuravam uma nova oportunidade, fundando uma colónia agrícola do outro lado do Atlântico.
Uma Fazenda em África acompanha a vida e as histórias dos primeiros colonos numa terra brutal, trazendo à superfície os sucessos e desaires, os perigos e as surpresas da sua fixação num território inóspito e selvagem.
Baseado numa investigação histórica meticulosa e tendo como pano de fundo a colonização de Moçâmedes, este novo romance de João Pedro Marques leva-nos por uma África simultaneamente enternecedora e inclemente, carregada de exotismo e em cujos trilhos a aventura e o amor caminham de mãos dadas.

Sobre autor:
João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008.
Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde leccionou durante a década de 1990, é autor de dezenas de artigos sobre temas de história colonial, e de vários livros, dois dos quais publicados em Nova Iorque e Oxford (The Sounds of Silence, 2006; e, em co-autoria, Who Abolished Slavery? A Debate with João Pedro Marques, 2010).
Em 2010 lançou o seu primeiro romance histórico, Os Dias da Febre, publicado pela Porto Editora.


Imprensa:
Sobre Os Dias da Febre:

Uma estreia auspiciosa.
Eduardo Pitta, Ípsilon

Em Os Dias da Febre, a História de Portugal não é um enxerto, as cenas de amor não são um interlúdio, as personagens não são arquétipos […]. São gente de carne e osso.
Rui Lagartinho, Time Out

A escrita é muito fluida, equilibrando esmeradamente descrições, acção e diálogos, pelo que não daria muito trabalho adaptar a obra para o ecrã.
Isabel Marques da Silva, Os Meus Livros

Adorei! A minha atenção ficou presa desde a primeira página […]. Um enredo de uma notável originalidade e muitíssimo bem construído.
Maria de Fátima Bonifácio

Um livro estimulante.
Maria Filomena Mónica

Os Dias da Febre tem o dom de evitar o tom maniqueísta dos romances históricos […]. Estamos perante uma outra dimensão, há aqui um salto no abismo, que é amplamente compensado.
Francisco José Viegas

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem