"Passagem Para Lisboa" de Ronald Weber

P.V.P.: 17,01 € (aqui)
Data de Edição: 2012
Editora: Clube do Autor

A vida boémia e clandestina na capital portuguesa no tempo de Salazar

Portugal no contexto da segunda guerra mundial enquanto país neutro e em paz. Lisboa enquanto porto de abrigo de reis e rainhas, celebridades, diplomatas e cidadãos anónimos fugidos dos centros de conflito. Eis um relato ímpar, com testemunhos e fotografias inéditas, de um dos mais conturbados períodos da História europeia.

A Passagem para Lisboa conta a extraordinária transformação de Portugal, durante a Segunda Grande Guerra, de uma tranquila cidade portuária na grande porta de fuga da Europa nazi. A realeza, as celebridades, os diplomatas, os soldados em fuga e os cidadãos vulgares arrastavam-se desesperadamente, através da França e da Espanha, até conseguirem alcançar a nação neutral. Aqui, os exilados encontravam a paz e a abundância, apesar de, frequentemente, enfrentarem exasperantes atrasos e incertezas, antes de conseguirem reservar passagens nos barcos ou aviões, para o seu destino final.

Ronald Weber é professor emérito de estudos americanos na Universidade de Notre Dame. Os seus livros não-ficcionais incluem News of Paris, Hired Pens, Hemingway’s Art of Nonfiction, The Literature of Fact e The Midwestern Ascendancy in American Writing. Publicou também quatro romances.

«Uma animada descrição de como Lisboa se tornou a antecâmara da Europa nazi ocupada. Weber ressuscita as experiências daqueles que se encontraram numa cidade apanhada entre o Eixo e os Aliados, durante a Segunda Grande Guerra.»
Hanna Diamond, Universidade de Bath

«A outrora sossegada Lisboa atraía um conjunto de abastados expatriados, desesperados, intelectuais e outros refugiados – juntamente com os espiões – criando uma colorida miríade de hotéis de luxo e de bordéis, cujas prostitutas eram pagas para espiar. Weber apresenta um rico, embora sóbrio, microcosmo desta população deslocada pela Segunda Guerra Mundial».
Publishers Weekly
"Passagem Para Lisboa" de Ronald Weber "Passagem Para Lisboa" de Ronald Weber Reviewed by Clube dos Livros on abril 04, 2012 Rating: 5

1 comentário: