"O Segredos dos Pássaros" de Vítor Serpa

Data de Edição: 2012
Nº de Páginas: 336
Editora: Clube do Autor

Vítor Serpa, jornalista e atual diretor do jornal A Bola esclarece nas primeiras páginas do seu novo romance que O Segredo dos Pássaros, apesar de ser no essencial uma história de ficção, até pelo trabalho de investigação realizado contém muitos factos e documentos históricos reais. Tal como reais são os nomes de muitas das personagens, quer sejam portuguesas, quer sejam estrangeiras.

O mundo estava em guerra. Salazar conduzia Portugal nas curvas apertadas de uma diplomacia hábil e desafiante. Lisboa tornara-se o teatro preferido dos privilegiados da paz. Cada vez mais pobre, mais triste e mais religioso, o país real, no Alentejo profundo, nunca poderia aceitar uma paixão proibida. Entre intrigas políticas e ambições pessoais, a história da espia Jane Holmes e do contrabandista António Valentim tem consequências trágicas. Salazar manda arquivar uma investigação com um desfecho perigoso e um estranho nome de código: "o segredo dos pássaros".

Vítor Serpa nasceu em Lisboa em Dezembro de 1951. Chegou a frequentar o curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa, mas cedo se sentiu atraído pelo jornalismo. Em finais dos anos 60, entrou como colaborador para o Diário Popular. Em 1974, foi convidado para integrar os quadros profissionais do jornal A Bola. Foi redator, subchefe de redação, chefe de redação e nomeado diretor em 1992, cargo que mantém, sendo ainda diretor-geral do site Bola on-line e do canal Bola TV. Foi o primeiro jornalista desportivo a integrar uma direção do sindicato dos jornalistas, na presidência de Carlos Cáceres Monteiro.

Foi professor convidado em cursos universitários de jornalismo. É coautor de livros de jornalismo e de desporto. Publicou, em 2008, o seu primeiro livro de contos, Salão Portugal, e, dois anos depois, faz a sua primeira incursão no romance: Tanta Gente em Mim. Chega, agora, ao Clube do Autor com um novo livro de ficção.
«Um livro em que um escritor se apresenta e se revela.»
Manuel Alegre, sobre Salão Portugal

«Tem um ritmo narrativo e literário muito próprio e envolvente com uma marca de autor.»
Miguel Sousa Tavares, sobre Tanta Gente em Mim