"Sapiens - História Breve da Humanidade" de Yuval Noah Harari | Vogais

Data de Edição: 2016

O fogo deu-nos poder. O boato ajudou-nos a saber cooperar. A agricultura aumentou o nosso apetite. A mitologia manteve a lei e a ordem. O dinheiro deu-nos algo em que confiar. As contradições geraram a cultura. A ciência fez-nos letais.
Sapiens: História Breve da Humanidade é uma obra fundamental que não se concentra apenas no passado, procurando também explicar os significados mais profundos e as implicações morais e existenciais dos acontecimentos humanos. Este livro apresenta toda a evolução da nossa civilização, desde a pré-História, passando pelos Descobridores e os primeiros colonos, as revoluções agrícola e industrial, e até aos desenvolvimentos científicos e tecnológicos das últimas décadas.
Recorrendo a ideias da paleontologia, antropologia e sociologia, o autor, Yuval Noah Harari, analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século xxi — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir.
Num registo acessível e entusiasmante, Sapiens: História Breve da Humanidade procura não só explicar o que aconteceu, e como aconteceu, mas também revelar o que sentiram os seres humanos durante os vários processos evolutivos — e perceber se somos hoje um ser mais feliz ou infeliz.
Esta é uma obra desafiadora, desconcertante e inteligente — uma perspetiva única e original sobre a nossa História e o impacto do ser humano no planeta.
Yuval Noah Harari é historiador, investigador e professor de História na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino em todo o mundo.
Doutorado em História pela Universidade de Oxford, o autor tem-se dedicado a ensinar israelitas, palestinianos, judeus, cristãos, muçulmanos e ateus, encorajando-os a questionar os conhecimentos e ideias que têm por garantidos sobre a vida, o mundo e a humanidade.
Atualmente, a sua investigação incide sobre a relação entre a história e a biologia, a ética da história e a história da felicidade e do sofrimento.
«Sapiens é para a história da evolução humana o que Breve História do Tempo, de Stephen Hawking, representou para a física.»
Forbes