CineMundo | "Um Reuno Unido" a 9 de março no cinema

TÍTULO ORIGINAL: A United Kingdom
ANO DE PRODUÇÃO: 2016

REALIZADOR: Amma Asante
ATORES: David Oyelowo, Rosamund Pike, Jack Davenport, Tom Felton, Laura Carmichael

GÉNERO: Romance, Drama

No final da década de 1940, Seretse Khama (David Oyelowo) e Ruth Williams (Rosamund Pike) conhecem-se em Inglaterra. De imediato há algo que os atrai mutuamente. Encontram-se, aproximam-se, admiram-se e apaixonam-se intensamente.

Nasce um verdadeiro e grande amor que tinha tudo para ser uma perfeita história romântica não fosse o contexto em que se encontrava: a implementação da política do Apartheid de Daniel Malan.

Tendo em conta que Seretse Khama é negro e príncipe herdeiro do Botsuana e Ruth Williams é branca e britânica, a sua união não só enfrentava um forte perconceito social e familiar, como representava uma afronta política e o príncipio de uma guerra com a África do Sul que o Reino Unido não tinha qualquer interesse em despoletar.

UM REINO UNIDO (título original: “A United Kingdom”) vai além do retrato de uma história de amor verídica, expondo o impiedoso contexto em que esta se desenrolou e de como Seretse e Ruth se impuseram perante todas as contrariedades, ficando na História pela coragem de enfrentarem e derrotarem um império. O casamento foi descrito por Nelson Mandela como “Uma brilhante essência de luz e inspiração”.

Baseado no romance de Susan Williams e com realização de Amma Asante, UM REINO UNIDO estreia no cinema dia 9 de março.

No final da década de 1940, o príncipe herdeiro do Botsuana, Seretse Khama (David Oyelowo), apaixona-se por uma mulher britânica e branca, Ruth Williams (Rosamund Pike). Esta união não agrada à política de apartheid de Daniel Malan levando a África do Sul a pressionar o Reino Unido para que impeça o casamento.